Mesa sobre Letramento Literário abre Semana de Letras na FAG Toledo
A importância da leitura foi um dos temas de debate realizado com os convidados e acadêmicos do curso
A noite de abertura da Semana Acadêmica do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo teve início com apresentações culturais de acadêmicos do curso. Os alunos do 4º período apresentaram no palco do auditório o poema "A boneca", de Olavo Bilac. Logo em seguida a declamadora Jornada Sonni Albarello e a amadrinhadora de declamação Marina Maróstica declamaram o poema "E a terra não esqueceu" de Carlos Villela Gomes. Depois os alunos do coro infantil do CAIC apresentaram três canções com o acompanhamento de professores da escola.
O evento prosseguiu com a mesa redonda "Letramento Literário". A professora Malu Moura abriu os trabalhos. "Eu trabalhei o letramento no contexto geral, trazendo a parte conceitual para os nossos acadêmicos entenderem a aplicação em diversos segmentos no ensino da linguagem", relata.
A professora Maria do Carmo Cabreira também foi convidada para compor a mesa. A docente abordou sobre as metodologias para se trabalhar o letramento literário em sala de aula. Durante a explanação a professora ressaltou a necessidade da leitura das obras por parte dos docentes e também dos discentes e frisou sobre a importância do professor gostar de ler. "A partir daí se consegue fazer um trabalho de letramento a contento com grupo de alunos", afirma.
O professor Valdinei Arboleya também participou da discussão. O docente abordou sobre as dificuldades na formação dos professores de Letras no entendimento sobre a forma mais adequada de trabalhar o letramento literário. Segundo ele, muitos professores não entendem como fazer este trabalho em sala. O professor também explanou sobre a importância do professor incentivar a leitura afirmando que o professor não deve dizer ao estudante, principalmente o adolescente, que as leituras contemporâneas feitas por eles não são boas. "O professor precisa valorizar este tipo de leitura, pois ela desperta o interesse do estudante pela literatura e tem muita importância na esfera social da vida deste estudante. A partir destas leituras pode se fazer uma ponte para leituras clássicas, da literatura brasileira, por exemplo,", analisa.
A Semana Acadêmica do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras da FAG Toledo continua nesta quinta-feira (23). O evento será aberto às 19h15 no auditório do Bloco I com apresentação de grupos de dança da Escola Municipal Ivo Welter. Na sequência acontece a palestra: Desde Pero Vaz que ela caminha: Literatura, Cultura e inclusão no Brasil contemporâneo ministrada pela doutora Rita das Graças Félix Fortes. Às 20h40 terão início as oficinas da noite. Na sala 310 acontece a oficina: Literatura Surda: Estratégias para contação de histórias sinalizadas. Os trabalhos serão ministrados pelos professores Gisele Minozzo dos Santos e Thiago Rafael Mazzarollo. Na sala 312 acontecerá a oficina: Contação de Histórias ou "Storytelling" com o professor Leonardo Menezes. Na sala 314 a professora Angela Maria Cottica ministra a oficina Literatura Infantil e na sala 316 acontece a oficina da professora Denise Salvaro Herpich com o tema Literatura de Cordel.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo