Acadêmicos de Direito e Contábeis comparecem ao segundo dia da JINTEG
Especialistas de diferentes áreas compartilharam suas experiências profissionais com os estudantes
No segundo dia da JINTEG (Jornada Integrada de Direito e Contábeis), que aconteceu nessa quarta (22), acadêmicos dos cursos de Direito e Ciências Contábeis do Centro FAG participaram de palestras e tiveram contato com especialistas de diferentes áreas que compartilharam suas experiências profissionais com os participantes.
Pela manhã, no Anfiteatro da Reitoria, o Delegado da Polícia Civil do Paraná, Denis Merino, falou sobre "Mandados de criminalização previstos em Tratados Internacionais e compatibilidade com a Ordem Jurídica Constitucional". "Tratei um prisma no qual o Direito Internacional dos Direitos Humanos, em que obriga nossa legislação interna a criminalizar determinadas condutas com a finalidade de defender o direito humanos, não apenas aquele prisma tradicional em que utilizamos dos direitos humanos como espécie de defesa contra o estado. Aqui são tratados internacionais, obrigando os estados a criminalizarem determinadas condutas. Nós temos que aproximar os acadêmicos a esse tema tão importante para o Brasil que são os tratados internacionais, principalmente de quando se trata de direitos humanos", explica.
À noite, também no Anfiteatro da Reitoria, O Dr. Leonardo Giardini de Souza, Promotor do Ministério Público, abordou sua fala em cima da obra que escreveu em parceira com o Promotor, Dieggo Pessi, "Bandidolatria, Democídio e Guerra Híbrida". "O livro é sobre uma cultura em que se tem uma mentalidade que acabou se tornando hegemônica, não só no meio jurídico, como no próprio meio de difusão de informações e cultura mesmo. É uma inversão de valores em que o bandido é colocado como vítima, numa sociedade ?supostamente? injusta, que acaba "culpalizando" a vítima desse criminoso. Ao longo de tanto tempo de carreira, começamos a perceber que isso estava servindo como mote ideológico para, inclusive em decisões judiciais", opina.
Sempre à noite, no Auditório do Bloco IV, as turmas de Contábeis assistiram à palestra com a professora Marilena Salvatti com o tema "Novo comportamento para novas metodologias". "O papel do aluno mudou: hoje ele é o protagonista. Procurei falar com eles sobre a importância de eles buscarem por esse destaque dentro da graduação e quanto isso vai fazer diferença no mercado profissional", conta.
"Acredito que todos deveriam participar, pois temos muito conhecimento e aprendizado. Conseguimos ver além do que é dado em sala de aula, inclusive o meu TCC surgiu a partir de uma JINTEG que participei no ano passado", relata a acadêmica, Ana Carolina Heerch, do 10º período do curso de Direito.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo