Com desafio, professor facilita entendimento sobre cálculo em Engenharia Elétrica
Desafio utilizou um pão para que os alunos medissem a massa sem poder tocar, apenas por observação
Disciplinas que envolvem cálculos são algumas das mais temidas no universo acadêmico - no curso de Engenharia Elétrica não é diferente. Para facilitar o entendimento e desmistificar a "terrível" matéria, o professor de Cálculo Vetorial e Equações Diferenciais, Rafael Gallas, decidiu fazer um desafio aos alunos do 4º período, utilizando uma Metodologia Ativa. O resultado foi o encantamento dos alunos e o despertar de alguns que tinham dificuldade no conteúdo.
O desafio proposto foi o seguinte: "levei um pão de hambúrguer para a sala, e propus que eles calculassem a massa do pão, sem tocar nele, apenas medindo e observando. O principal desafio é que eles não tinham nenhuma função para calcular as integrais, apenas as medidas do pão, que não são exatamente regulares, então tinha que ser por aproximação. Eles tinham que resolver o problema praticamente sem dados", explica o professor.
A partir disso, utilizando as integrais triplas, que é o conteúdo relacionado à disciplina, com coordenadas retangulares, cilíndricas ou esféricas, e sabendo apenas a densidade do pão (informação fornecida pelo professor), eles calcularam a massa. "A atividade foi muito interessante e envolveu toda a turma. Eles tiveram 50 minutos para resolver o desafio. Pedi que eles justificassem tudo que fizeram, escrevessem como se fosse um pequeno projeto e me apresentassem. Após isso, com a utilização de uma balança, aferimos a massa do pão e para a minha surpresa, tivemos vários resultados próximos", complementa.
O pão tinha massa de 69 gramas, e o grupo de Gabriel Navas (que contava também com os alunos, Rafael e Igor) chegou ao resultado de 70 gramas, com a utilização de coordenadas cilíndricas, tornando-se o grupo vencedor do Desafio. "Foi incrível aplicar o que a gente aprendeu de uma maneira prática. Eu não vou muito bem na matéria então foi algo bem inusitado. Realmente não esperava. Quando você aplica o que aprendeu cria uma ideia diferente sobre a aula. Por exemplo: você pode ser ruim em realizar os cálculos, mas muito bom em interpretar a situação à sua frente, que no caso era calcular a massa do pão. Agora que a gente teve uma aplicação física do conteúdo realmente aumentou meu interesse pela disciplina", elogia Gabriel.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo