Com desafio, professor facilita entendimento sobre cálculo em Engenharia Elétrica

Desafio utilizou um pão para que os alunos medissem a massa sem poder tocar, apenas por observação

31/08/2018


Disciplinas que envolvem cálculos são algumas das mais temidas no universo acadêmico - no curso de Engenharia Elétrica não é diferente. Para facilitar o entendimento e desmistificar a "terrível" matéria, o professor de Cálculo Vetorial e Equações Diferenciais, Rafael Gallas, decidiu fazer um desafio aos alunos do 4º período, utilizando uma Metodologia Ativa. O resultado foi o encantamento dos alunos e o despertar de alguns que tinham dificuldade no conteúdo.

O desafio proposto foi o seguinte: "levei um pão de hambúrguer para a sala, e propus que eles calculassem a massa do pão, sem tocar nele, apenas medindo e observando. O principal desafio é que eles não tinham nenhuma função para calcular as integrais, apenas as medidas do pão, que não são exatamente regulares, então tinha que ser por aproximação. Eles tinham que resolver o problema praticamente sem dados", explica o professor.

A partir disso, utilizando as integrais triplas, que é o conteúdo relacionado à disciplina, com coordenadas retangulares, cilíndricas ou esféricas, e sabendo apenas a densidade do pão (informação fornecida pelo professor), eles calcularam a massa. "A atividade foi muito interessante e envolveu toda a turma. Eles tiveram 50 minutos para resolver o desafio. Pedi que eles justificassem tudo que fizeram, escrevessem como se fosse um pequeno projeto e me apresentassem. Após isso, com a utilização de uma balança, aferimos a massa do pão e para a minha surpresa, tivemos vários resultados próximos", complementa.

O pão tinha massa de 69 gramas, e o grupo de Gabriel Navas (que contava também com os alunos, Rafael e Igor) chegou ao resultado de 70 gramas, com a utilização de coordenadas cilíndricas, tornando-se o grupo vencedor do Desafio. "Foi incrível aplicar o que a gente aprendeu de uma maneira prática. Eu não vou muito bem na matéria então foi algo bem inusitado. Realmente não esperava. Quando você aplica o que aprendeu cria uma ideia diferente sobre a aula. Por exemplo: você pode ser ruim em realizar os cálculos, mas muito bom em interpretar a situação à sua frente, que no caso era calcular a massa do pão. Agora que a gente teve uma aplicação física do conteúdo realmente aumentou meu interesse pela disciplina", elogia Gabriel.


WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo