Em momento raro, alunos das Engenharias Elétrica e de Controle visitam Usina de Salto Caxias
Acadêmicos dos cursos tiveram a oportunidade de visitar a usina durante uma manutenção realizada nos últimos dias
A Usina Hidrelétrica Governador José Richa - Salto Caxias foi construída no trecho final do Rio Iguaçu há quase 20 anos. O local, que por si só já gera curiosidade nos visitantes, recebeu ainda mais interesse dos futuros engenheiros eletricistas e de Controle e Automação do Centro Universitário FAG. Acadêmicos dos cursos tiveram a oportunidade de visitar a usina durante uma manutenção realizada nos últimos dias, um trabalho que acontece uma vez ao ano. Eles ainda puderem entrar na Usina em um momento raro: durante a reforma do regulador hidráulico de velocidade, que aconteceu pela primeira vez.
A visita foi viabilizada pela acadêmica do 9º período do curso de Engenharia Elétrica, Tatiane Pantano. Ela é técnica em eletrotécnica e trabalha no serviço de planejamento, controle técnico e manutenção elétrica na Usina. "Eu, como aluna, percebo a importância em colocar os alunos a par da parte prática. Dentro de uma usina, há muitas ligações com os conteúdos aprendidos em sala de aula. Por exemplo: tem subestação, tem a geração de energia, a transmissão, sistemas de proteção, então isso é bem importante", cita a aluna.
"Para você ter acesso, olhar de perto os equipamentos abertos, é muito difícil. As manutenções são raras. Eu nunca tinha visto setores com a riqueza de detalhes que vi nessa visita. Além disso, foi muito bom encontrar vários egressos nossos hoje trabalhando na Usina", ressalta o Coordenador do curso, Vânio da Maia.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo