Professor de Engenharia Civil tem 11 trabalhos publicados em Congresso Nacional
O Centro FAG teve, ao todo, 12 trabalhos publicados no evento
O professor do curso de Engenharia Civil, Mestre Maycon Almeida, marcou presença no Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, que aconteceu em Salvador, na Bahia. O evento acontece a cada dois anos e contou com mais de 1.400 inscritos e aproximadamente 800 trabalhos publicados. Maycon apresentou 12 trabalhos publicados no evento, sendo 11 supervisionados/desenvolvidos por ele e alunos e mais 1 desenvolvido por um aluno sob orientação da Prof. Debora Felten.
Dentre os artigos publicados um dos mais interessantes foi o que apresentou à comunidade cientifica o Campo Experimental de Engenharia da FAG, e a propriedade do solo local ao longo da profundidade (obtidas através de ensaios realizados com coletas de amostras até 15 metros de profundidade e que levaram quase 2 anos para serem realizadas), além disso foram abordadas análises de contenções de edificações, métodos para estimativa de dados do solo de Cascavel através de ensaios, análise numérica em software de provas de carga em placa realizadas no solo do campo experimental de Engenharia da FAG, análise da aplicação de fundações de pequeno porte no solo de Cascavel/PR utilizando geoestatística, dentre outros.
Entre os trabalhos apresentados dois foram selecionados para apresentação oral devido à sua relevância técnica. Um deles, intitulado "Desenvolvimento de um programa de qualidade para execução de fundações" foi muito aplaudido após a apresentação, por conta do seu caráter inédito e facilidade de aplicação em qualquer tipo de serviço geotécnico, de modo a garantir mais qualidade nesse tipo de serviço por parte dos contratantes. Este trabalho teve a participação de duas egressas do Centro FAG, Lauren Ane Dalmás Cereza e Vanessa Wiebbelling. "Isso demonstra a preocupação que muitos alunos do curso de Engenharia Civil possuem em não apenas realizar o TCC para simplesmente obter aprovação e sim escolherem um tema que tenha relevância técnica-social e que possam vir a gerar frutos futuros em forma de publicação ou métodos para estimativa de comportamento do solo e/ou de fundações", expõe o professor.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo