Coordenadores participam de discussões sobre diretrizes curriculares das Engenharias
Coordenadores de Mecânica, Elétrica e Controle assistiram ao evento na semana passada
Entre os dias 03 e 6 de setembro, foi realizado o XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e 1º Simpósio internacional de Educação em Engenharia - COBENGE 2018, em Salvador/BA. Com o tema "Educação inovadora para uma engenharia sustentável", o evento abordou atividades e palestras acerca do ensino em engenharia. A nova proposta de diretriz curricular, para os cursos de Engenharia do Brasil, foi o principal foco do evento. O Coordenador de Engenharia Mecânica, Geovane Pinheiro, e o Coordenador Adjunto de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação, Helder Carozzi representaram o Centro Universitário FAG no evento.
O COBENGE é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil. O evento, que anualmente é organizado pela ABENGE (Associação Brasileira de Educação em Engenharia) vem debatendo filosofias e paradigmas do processo de ensino e aprendizagem de Engenharia e Tecnologia. Com as novas diretrizes curriculares sob consulta pública, o ensino de engenharia vem buscando uma nova abordagem e atualização de sua estrutura curricular, focando em competências e metodologias ativas para seu aprendizado.
Foram 4 dias de sessões e mesas redondas, que abordaram diversos temas, dentre eles diretrizes curriculares inovadoras para o curso de engenharias, o sistema profissional e as diretrizes curriculares, a indústria e a universidade formando engenheiros, desafios da internacionalização na formação em engenharia e CDIO (Conceiving - Desingning - Implementing - Operating).
Participaram do evento várias entidades de setores diversos. Destaque para: Paulo Barone (SESU/MEC), Luiz Cure (CES/CNE), Gianna Sagazio (MEI/CNI), Paulo Lourenção (ITA/EMBRAER), entre outras autoridades. Todos, em suas falas, destacaram para a preocupação em se atualizar as diretrizes e a forma como implementá-las dentro dos cursos de Engenharia no país. A alta evasão, a desmotivação dos alunos e a grande reprovação dentro dos cursos de engenharia, traz em evidência essas preocupações em ter cursos e currículos que atendam ao aluno do século XXI.
Também foi destaque, o espaço para as visitas técnicas do evento. Nesta oportunidade, os professores Helder Carozzi e Geovane Pinheiro, puderam conhecer a estrutura do metrô da cidade de Salvador/BA. "Eventos como este são extremamente importantes, pois colocam a nossa instituição com seus cursos de engenharia à frente de discussões importantes como a de atualizar os currículos de engenharia e inserir nossos egressos no mercado de trabalho", relata Geovane Pinheiro.
Para o prof. Helder Carozzi, "ter tido a oportunidade de participar de um evento da importância do COBENGE 2018, tenho como algo extremamente importante ao entendimento dos encaminhamentos da formação dos futuros engenheiros do Brasil. Ainda, entendo ser de fundamental importância para o entendimento sobre as novas competências que o futuro engenheiro, principalmente os engenheiros formados aqui no Centro Universitário FAG, e como balizar de maneira assertiva, estes futuros profissionais adaptados e preparados para o mercado, principalmente a indústria 4.0".
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo