Tecnologia e Inovação são debatidos em Semana Acadêmica de Civil e Design de Interiores

Foram quatro dias de encontros diretos com profissionais das áreas que trouxeram o que há de novo no mercado

15/09/2018


Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG e Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco compareceram às atividades da Semana Acadêmica realizadas no campus e fora dele. Foram quatro dias de palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas, todas supervisionadas e ministradas por profissionais das áreas.

As atividades para os dois cursos deram início na terça (11) e encerram hoje (14) com a palestra para o curso de Design de Interiores sobre "Ligth Design o Protagonismo da Luz" com o projetista Rafael Tomaz Assmé. Engenharia Civil participou ontem (13) do último dia, com a palestra sobre "Inovações Tecnológicas em Fundações Profundas" com os engenheiros: Raphael Parras Mendonça, Rinaldo Garcia Ramirez, Guilherme Calijuri e Juliano Magalhães.


ENGENHARIA CIVIL

Na quarta (12), pela manhã, os professores Ricardo Paganin, Rodrigo Bressan, Janes Caciano Frozza e Thalyta Basso acompanharam os acadêmicos de Engenharia Civil em uma das atividades proposta pela Semana Acadêmica. "Foi uma visita técnica nas indústrias Cerâmica Havai e na Água Mineral Havai. Os alunos conheceram os produtos cerâmicos e todo o processo de produção, desde a extração de argila até o final da produção que é a queima em fornos, o processo de controle de qualidade e a recuperação das áreas de extração de argila. Essas visitas são importantes para agregar conhecimento na formação dos novos engenheiros. Nessa visita técnica os alunos englobaram várias disciplinas como Materiais de Construção Civil, Resistência dos Materiais, Hidráulica, Engenharia de Recursos Hídricos e Ciências Ambientais", conta o professor Ricardo Paganin.

À noite o engenheiro civil, Dr. Ênio Pasini, falou aos estudantes sobre "Projeto para a durabilidade das estruturas de concreto", mostrando ferramentas suficientes no Brasil, através de normas, para produção de estruturas de concretos mais duráveis do que aquelas que estão sendo produzidas. "Trouxe também vários avanços em relação a normas e casos em que pude trabalhar aumentando a vida útil do concreto. Aproveito para parabenizar toda a organização, pois organizar uma Semana Acadêmica com os temas que foram propostos, realmente é mérito muito grande da coordenação e da faculdade", relata.

"A Semana Acadêmica foi muito enriquecedora para os nossos alunos. Fazer contato com profissionais da área, conversar com egressos é uma motivação. Foram realizadas atividades que só agregam no currículo do nosso acadêmico", declara a coordenadora do curso, Débora Felten. 

O acadêmico Gabriel Kin Moscaleski fala sobre a experiência vivenciada durante a Semana. ?Participei de todos os minicursos e atividades que eu podia comparecer. Aprendi que devemos aprender com os erros e que eles acontecem. A Semana Acadêmica nos mostra que devemos sempre evoluir, ao menos tentar. Muitos profissionais passaram por aqui compartilhando suas experiências com a gente?, aponta.


DESIGN DE INTERIORES

O curso de Design de Interiores concentrou as atividades no Auditório do Bloco 03 e no Laboratório 14 e Laboratório Industrial do Bloco de Engenharias onde foram realizados os minicursos e oficinas. Na quarta (12) os temas abordados nas palestras foram: Marketing Digital com o Publicitário, Guilherme Traesel e "Um novo Sistema de Aberturas e Conforto" com representantes da empresa Weiku ? Janelas e Persianas.

Na quinta (13) os representantes e Designers da ABD/Paraná (Associação Brasileira de Design de Interiores), Paulo Oliveira e Ana Eliza Roder França falaram sobre "Seguimentos que o Design de Interiores pode atuar". Para encerrar, na sexta (14), o Designer de Produto e Ligth Design, Rafael Tomaz Assmé, tratou com estudantes sobre "Lighting Design o protagonismo da Luz".  'Eu trouxe cases para trabalhar com eles e mostrar a importância da iluminação num projeto. Mostrei ambientes com iluminações sofisticadas e mais casuais também. O profissional entendendo a importância dessa área estará bem mais preparado?, descreve Rafael. O Designer finaliza dizendo que o meio acadêmico é uma novidade para ele. ?É um espaço que estou descobrindo faz pouco temos, mas com certeza é fascinante, pois estou contribuindo na formação desses estudantes", expõe.

"A Semana Acadêmica foi muito importante para o nosso crescimento. Tivemos palestras maravilhosas. A de ontem, com os representantes da ABD, foi maravilhosa. Conhecemos várias áreas em que podemos atuar. Vimos muitas novidades e a importância de estar por dentro de tudo sempre", expressa a acadêmica do 3º período, Daniella da Silva Doré. "Estamos vivendo o melhor momento do Design e todos esses profissionais que passaram por aqui, beneficiaram com várias novidades sobre o crescimento da nossa profissão, e foi tudo muito proveitoso", conclui a coordenadora de Design de Interiores, Marieli Gurgacz Moreira. 

WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo