Vida de jornalista: estudantes da rede pública estadual participam de treinamento na FAG
O treinamento integra o projeto Nossa Escola, que conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Cascavel
No último sábado (15), o curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG realizou uma oficina para ensinar alunos de colégios estaduais de Cascavel as ferramentas da produção jornalística audiovisual. Ao todo foram 26 estudantes convidados. O treinamento integra o projeto Nossa Escola, que conta com a parceria do Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Durante todo o dia os alunos tiveram contato com as técnicas de texto, imagem, edição e produção de matérias.
A professora Jéssica Moreira, uma das responsáveis pelo projeto, explica o quanto a dinâmica é relevante para os acadêmicos de Jornalismo. "Estou muito orgulhosa dos meus alunos. A oficina é uma forma de aplicar o que aprenderam em sala de uma forma diferente e muito desafiadora. Outro ponto importante é que eles relembram como eram quando chegaram na faculdade. Os alunos da rede estadual têm aquele brilho nos olhos pelo novo e o projeto, com toda certeza, já é um sucesso".
Pós-treinamento, os jovens e adolescentes têm uma missão: tornam-se repórteres do colégio onde estudam. O Nossa Escola é um produto jornalístico de cunho social, veiculado quinzenalmente pela TV FAG, canal de televisão por assinatura filiado à ABTU (Associação Brasileira de TVs Universitárias), que também ganhou espaço na internet como webjornal. A proposta é divulgar atividades que acontecem dentro da comunidade escolar, dando projeção a fatos que normalmente não são destacados pelos meios de comunicação. O aluno João Vanzin, do quarto período de Jornalismo conta que não vê a hora de acompanhar os resultados do que os adolescentes vão produzir. "Eu acho que é uma experiência muito bacana para os alunos e pelo que vimos eles vão fazer um ótimo material".
E não pode faltar o que dizem os novos repórteres do projeto Nossa Escola. Para Lucas Luz da Silva de 13 anos, estudante no Colégio Estadual Santa Felicidade, mesmo sem chegar ao fim ainda, o treinamento já valeu a pena. "O conhecimento foi bem diferente, vai agregar no currículo e, como talvez eu escolha essa área para trabalhar no futuro, foi muito bom".
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo