Semana Jurídica da FAG Toledo aborda advocacia consumerista na palestra de abertura
Antes da palestra os acadêmicos presentes ouviram conselhos da coordenadora de Direito e da presidente da OAB Toledo
A VII Semana Jurídica da FAG Toledo foi aberta na noite desta segunda-feira (1º) no auditório da instituição. A fala inicial do evento foi da coordenadora do curso de Direito, Camila Milazzotto Ricci, que falou sobre o tema principal da jornada, que é a advocacia. "A nossa profissão é muito importante para a democracia, para que a nossa sociedade funcione e as coisas aconteçam", alertou aos acadêmicos presentes. Na sequência a docente citou a advogada Valéria Lúcia dos Santos que foi algemada e arrastada durante uma audiência no Rio de Janeiro e aconselhou os acadêmicos. "Se vocês forem advogados, sejam combativos, tenha este olhar sobre a importância do papel do advogado para garantir direitos, para fazer valer a lei. E se forem juízes, nunca mandem algemar um advogado combativo. Procurem entender que este é, muitas vezes, o meio de se fazer a justiça valer", afirmou.
A presidente da OAB-PR Subseção de Toledo, Solange da Silva participou da abertura e falou aos estudantes e professores presentes sobre a profissão. "O mercado está saturado de advogados então, cada vez mais, é necessário que os estudantes se preparem, para conseguir viver através desta profissão onde nunca se para de estudar em função das mudanças constantes na legislação. Sempre com ética, honestidade e entendendo que o caso que você é contratado para cuidar é o caso da vida da pessoa, por isso o cliente precisa ser bem atendido e merece sempre receber as informações com clareza e lealdade", alertou.
A palestra da noite foi com a advogada Andressa Jarletti que trabalhou o tem: Proteção dos consumidores nos contratos bancários: desafios da advocacia consumerista. "É um tema recorrente e gigantesco de demandas e desafios para se conseguir implementar a proteção do consumidor frente aos bancos. O advogado tem papel essencial em duas etapas. Primeiro para orientar o cliente na fase de negociação. Por exemplo, agora no fim do ano é um ótimo período para se negociar dívidas com pagamento à vista, com desconto. Mas estas informação muitas vezes não chegam ao consumidor que acaba sofrendo com mais juros e mais parcelamentos", explicou. A outra etapa, de acordo com a especialista é quando o negócio com o banco já está feito e não há caminhos para negociações tranquilas. "Nestes casos é necessário entrar com uma demanda para que se faça a revisão de contrato de uma forma que fique satisfatório para as partes sem prejudicar o cliente e para isto o nosso papel enquanto advogado também é fundamental", relatou.
As atividades da Semana Jurídica continuam nesta terça-feira (2) com a palestra de abertura de Erouths Cortiano Junior com o tema: Advocacia: desafios da profissão e da regulação. Na mesma noite o palestrante André Luiz Pontarolli abordará o tema: Colaboração premiada e os novos desafios da advocacia criminal.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo