Atletas do Cascavel Eco Triathlon recebem apoio dos acadêmicos da FAG
Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Fotografia participaram do evento dando atendimento antes, durante e após a prova
O Centro Universitário FAG e o 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Paraná, realizaram no último domingo, 30 de setembro, a 4ª edição do Triathlon Eco Cascavel. O Lago Municipal de Cascavel foi palco do evento que reuniu atletas de vários lugares do Brasil e fora dele. Os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física e Fotografia do Centro FAG, assim como nas outras edições, contribuíram no atendimento antes, durante e após a competição.
Algumas semanas antes do evento, cerca de 130 acadêmicos de Educação Física e nove acadêmicos de Enfermagem passaram por um treinamento com o Corpo de Bombeiros, para entender as necessidades do atleta, da hidratação à emergência, com aulas teóricas e práticas. No dia da prova a função dos alunos de Educação Física foi do check-in ao check-out, com auxílio nas transições, apoio para hidratação e orientações. "É muito importante eles vivenciarem o evento, contato em toda a organização. Muitos deles não sabem como é essa organização e como preparar uma prova como essa, para isso eles foram capacitados. Além do treinamento na FAG, trouxemos eles para o Lago para que conhecessem o percurso da prova. Apesar da chuva deu tudo certo e não houve nenhum incidente", conta o professor, Everton Roman. Luiz O acadêmico de Educação Física, Fernando Garcia de Almeida, ficou em um dos pontos da prova de Mountain Bike. "A experiência foi muito boa, muito positiva. Colaboramos num evento esportivo que envolve atletas de várias regiões e teve também a experiência de lidar com tempo climático. Choveu muito, mas deu tudo certo", relata.
Os acadêmicos de Enfermagem estavam à disposição e prontos para qualquer tipo de atendimento médico. "A escolha da coordenação junto com a equipe do Corpo de Bombeiros e dos outros organizadores em chamar a gente pra participar, que fomos em poucos, foi muito gratificante. Ficamos prontos pra atender qualquer tipo de ocorrência", declara o acadêmico, Wilian Joaquin.
Para o atendimento pós-prova os acadêmicos de Fisioterapia estavam prontos para tirar as dores dos corpos exaustos dos atletas. A acadêmica do 6º período de Fisioterapia, Patrícia Senedesi, descreve sua participação no Eco Triathlon. "Foi uma experiência bem diferente do que a gente vivencia durante o dia a dia e nas práticas que realizamos nas Clínicas. Esse contato direto com os atletas é uma experiência bem diferente. Particularmente gostei muito dessa prática que só nos agregou conhecimentos". Nossa presença é garantida aqui todos os anos. O bacana é que bate com a minha disciplina "Fisioterapia Desportiva", e assim eles já vão colocando em prática tudo que é passado em sala de aula. Eles vivenciam o atendimento de uma prova desse nível, e só tem a agregar", conclui o professor, Luiz Bozza.
Os registros ficaram por conta dos estudantes de Fotografia. "Essa experiência vai nos agregar muito, mesmo se ainda não sabemos qual área seguir. Fiz a largada da natação e depois fui para um ponto registrar o Mountain Bike. Foi necessário entrar no espírito da competição. Gostei muito de fazer parte da cobertura", revela o acadêmico de Fotografia, Leandro dos Santos Borges.
"Estamos vendo ano a ano o crescimento do nosso Triathlon, a participação está cada vez mais intensa e com atletas de primeira linha. Esse ano deu pra perceber que realmente o nível foi bem maior, tanto que tivemos a quebra do recorde. E o mais interessante, é o envolvimento das pessoas que se interessam cada vez mais e estão mudando de atitude, fazendo com que o esporte integre ao seu dia a dia ao seu estilo de vida. E assim a FAG está cumprindo com o seu objetivo ", expõe o Vice-Reitor, Ségio De Angelis.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo