Agrofórum discutiu temas do agronegócio no auditório da FAG Toledo
Evento contou com a participação de um empresário que é ex-aluno da instituição, além de outros especialistas do setor
O curso de Gestão do Agronegócio da FAG Toledo realizou na noite desta segunda-feira (8) o 1º Agrofórum com palestras de debate envolvendo a temática do agronegócio em Toledo e Região Oeste. Na abertura o engenheiro agrônomo José Augusto de Souza apresentou o cenário do agronegócio no município de Toledo. "O setor é força e potencial e movimento muito a economia local. Temos o setor de destaque que é a suinocultura que tem crescido e recebido investimentos nos últimos anos e também temos outros setores que apresentaram retração como a avicultura", relata. O setor avícola, de acordo com o especialista, passou por problemas desde 2017 na área de exportação. "Essa retração foi resultado da quebra de contratos internacionais que afetaram a produtividade e isto coloca uma interrogação sobre o setor ter um plano B para proteger a produção e se garantir", analisa.
O presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo foi o segundo a palestrar. "É necessário tratar o agronegócio sempre com uma visão voltada para o futuro. Precisamos nos planejar a longo prazo, tudo deve ser bem pensado. Mas apesar das dificuldades agricultura é uma área muito bonita de se atuar e vale a pena, desde que se atende a alguns detalhes que precisam ser estudados e analisados", aconselha o agricultor.
O terceiro palestrante convidado é egresso da FAG Toledo. Dirceu Jorge Hoffmann cursou Gestão de Agronegócio e é proprietário de um comércio que tem os agricultores como público alvo. Ele alertou os acadêmicos presentes sobre a importância da qualificação para se empreender no setor. "Eu sou exemplo de alguém que viveu desde criança na agricultura, com a família e fez um negócio crescer e prosperar a partir da qualificação, dos estudos que fiz na faculdade. Esse estudo abriu minha visão e foi muito importante para o meu desenvolvimento profissional", comenta.
Para o coordenador do curso de Gestão do Agronegócio, Gilmar José Camargo, o evento atingiu os objetivos propostos. Deu aos acadêmicos a oportunidade de obterem conhecimentos acerca das práticas de gestão, e das oportunidades proporcionadas nos diversos segmentos do agronegócio. Foram debatidos temas que são de interesse do agronegócio, muitas dúvidas foram esclarecidas e ficou uma reflexão sobre a importância da gestão no sucesso do agronegócio", analisa.
No final das palestras os participantes responderam dúvidas e debateram sobre o agronegócio com o apoio do professor do curso João Ramella. Os estudantes do Colégio Agrícola de Toledo também participaram do evento. O Colégio doou mudas de plantas para horta que foram distribuidas aos presentes.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo