Engenharia Civil FAG é a melhor de Cascavel, segundo RUF 2018
Graduação também se destaca no Estado, no 8º lugar geral
O Centro Universitário FAG foi destaque no RUF 2018 (Ranking Universitário da Folha), uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. O curso de Engenharia Civil, que já vinha de boas posições em 2017, em 2018 subiu no ranking, sendo confirmado como um dos melhores cursos do Paraná.
De acordo com o estudo, Engenharia Civil da FAG é o melhor curso de Cascavel e região entre todas as instituições de ensino, tanto públicas, quanto particulares. A cidade conta com quatro instituições que oferecem a graduação. Boa colocação também no Estado: o 8º melhor curso, entre públicas e privadas. No país, a graduação está na posição 91. "É um reconhecimento que vem coroar o trabalho dos profissionais que aqui atuam e também o desempenho de nossos egressos e alunos. Somos uma instituição jovem, que já desponta entre as principais do país", enfatiza a Coordenadora do curso, Débora Felten.
ENTENDA O RUF
No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.
Entenda os critérios de avaliação do RUF:
Pesquisa: considera o número de trabalhos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais, o impacto destes trabalhos, que é medido pelo número de citações, além do montante arrecadado para pesquisa.
Ensino: leva em conta a nota média dos alunos no Enade e aspectos ligados ao corpo docente da instituição, como dedicação em carga horária e titulação. Além disso, considera a opinião de docentes sobre as instituições, levantada em pesquisa do DataFolha.
Internacionalização: o critério é a quantidade de trabalhos em colaboração internacional e o impacto global de estudos da universidade em dados coletados na Web of Science.
Inovação: é usado o número de patentes pedidas pela universidade nos últimos dez anos.
Mercado de Trabalho: considera a opinião de profissionais de RH consultados pela Data Folha sobre a preferência de contratação.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo