Acadêmicos de Engenharia Mecânica produzem corpos-de-prova
A atividade foi realizada pelos acadêmicos do 6º período, no Laboratório de Vibrações Mecânicas e orientada pelo professor, Sérgio Mota
Atividade prática foi realizada pelos acadêmicos do 6º período, e orientada pelo professor, Sergio Mota.
Acadêmicos do 6º período do curso de Engenharia Mecânica do Centro FAG, na disciplina "Processos de Usinagem" ministrada pelo professor Sergio Mota, produziram corpos-de-prova no Laboratório de Vibrações Mecânicas. As peças fabricadas são utilizadas em ensaios de tração e resistência mecânica. "O objetivo desta atividade é contribuir com outras disciplinas dos cursos de engenharia, fazendo com que os alunos produzam estas peças para que, em outra ocasião, verifiquem as propriedades mecânicas do material. Isso permite que os acadêmicos trabalhem em equipe, desenvolvendo competências técnicas relacionadas a processos de fabricação, produção e resistência dos materiais. Tais conhecimentos são amplamente aplicados em projetos mecânicos, estruturas, dimensionamento de mecanismos, etc", explica o professor.
A turma trabalhou em atividades de planejamento, dimensionamento e fabricação das peças, com objetivo de aproveitar de maneira mais satisfatória a quantidade de material fornecida pelo professor. "Tivemos que produzir o máximo de peças com menos desperdícios de material possível. Então, o nosso cálculo é pra saber o quanto conseguimos produzir com uma quantidade mínima de material. Confesso que não está sendo fácil, estamos há dois dias calculando e sempre aparece algum problema e temos que resolver. Nessa atividade estamos conseguindo ver como a parte teórica interage na prática", conta a acadêmica, Larissa Winter.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo