Tubo de Rubens: acadêmicos de Engenharia Mecânica levam fogo para o palco do Anfiteatro
A iniciativa partiu do professor, Eliseu Avelino Zanella Junior
A noite de abertura do ECCI foi "quente". Os alunos do curso de Engenharia de Mecânica usaram a ousadia para arrancar muitos aplausos da plateia. Eles fizeram uma demonstração do "Tubo de Rubens": através de ondas sonoras, o fogo responde com níveis de intensidade e luminosidade.
A iniciativa partiu do professor, Eliseu Avelino Zanella Junior, na disciplina de "Introdução à Transferência de Calor". "São os mesmos princípios usados nos Emirados Árabes, com a água. Lancei o desafio aos alunos. Conseguimos obter o resultado que queríamos. E por ser fogo, exige uma precisão maior do equipamento, então toda a parte de furação, da válvula, da caixa de som, tudo é feito com um ajuste mais fino. Fiquei feliz que conseguimos tocar com qualquer tipo de música. Funcionou!", comemora o professor responsável pela atividade.
A experiência consiste em um tubo com vários furos em linha na parte superior e um alto falante em uma de suas extremidades. O tubo é preenchido com gás de cozinha e aceso, o alto falante é ligado criando ondas de pressão dentro do tubo. As regiões com maior pressão vão apresentar uma chama maior e as de menor pressão uma chama menor. Ao som de diversos ritmos, o fogo "dançou" e encantou o público. "Eu amei! Cada música trouxe uma sensação diferente. O fogo é algo que nos faz ficar hipnotizados. Até parecia que eu podia sentir o fogo dançar. Foi incrível", expressa a acadêmica de Enfermagem, Mariana Cicchella. "Atividades como essa mostram que o conhecimento vai muito além da sala de aula. Essas experiências permitem que o aluno faça a ligação entre a teoria e a prática. Mostrar esse trabalho ao público foi muito interessante", destaca o Coordenador do curso, Geovane Pinheiro.
Fotos: Monica Ponsoni e Renata Abegg
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo