TCC de Engenharia Civil rende a egresso parceria com multinacional

Para o desenvolvimento do trabalho, Alexandre Cima comparou dois cenários de uma mesma edificação

24/10/2018

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um rito obrigatório da maioria dos cursos de graduação. A atividade, porém, pode ser vista não só como uma exigência, mas sim como uma oportunidade. Foi o que fez o agora egresso, Alexandre Cima. Ele se formou no início deste ano em Engenharia Civil e concluiu o curso com o trabalho "Avaliação da eficiência energética: Simulações no projeto de um edifício comercial à ser construído na cidade de Maringá-PR", sob a orientação do professor, Maurício Medeiros. O estudo atravessou as fronteiras da sala de aula e rendeu uma parceria com uma multinacional.

Para o desenvolvimento do trabalho, Alexandre comparou dois cenários de uma mesma edificação. O primeiro: paredes de concreto armado com espessura de 12 cm, aberturas em vidro temperado 6 mm sem técnicas de sombreamento artificial. O segundo: paredes com isolamento duplo em EPS e aberturas com vidro laminado de alto desempenho térmico e energético, junto de técnicas de sombreamento artificial. "Em resumo, o segundo cenário obteve resultados surpreendentes, reduzindo aproximadamente 60% do consumo de energia, referente a R$1.100,00 por mês!", explica o engenheiro civil.

As paredes utilizadas no segundo cenário são da marca ARXX, empresa com o selo Green Building, que conta com 38 pontos para aquisição da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) - sendo que para obtenção do selo LEED são necessários 40 pontos. Então, Alexandre transformou o TCC em um artigo e o enviou para a ARXX. A empresa fez a validação para a publicação em seu site e para futuras publicações em revistas, como a Revista GBC Brasil. Na última semana, ele fechou uma parceria com a empresa, para o fornecimento do produto em condições especiais para construção de um edifício comercial e residencial de 4 pavimentos na cidade de Ampére-PR, e também para expansão do produto na região Sul do Brasil.

De acordo com o orientador, o trabalho é muito significativo. "Diariamente uma grande quantidade de energia é gasta em decorrência da ineficiência energética das edificações. O trabalho desenvolvido teve como objetivo comprovar por meio de simulações computacionais termo energéticas, uma melhor eficiência energética utilizando diferentes materiais, junto a técnicas que possibilitem a mesma", cita Maurício. Ele complementa que, enquanto aluno, Alexandre sobre olhar as oportunidades. "Ele escolheu um tema diferente, muito importante para a situação ambiental global pela qual estamos passando. Um trabalho que o resultado influencia diretamente na vida das pessoas. Edificações energeticamente eficientes ou sustentáveis não impactam apenas no bolso dos proprietários e no meio ambiente, elas têm grande peso em questões humanitárias. Grande parte dos materiais utilizados neste estudo têm o Selo Green Building, que além de comprovar um processo de fabricação sustentável, comprova, também, a não utilização de mão de obra escrava e/ou infantil durante o mesmo. Por isso são chamadas de edificações sustentáveis, que possam ser sustentados de todos os lados (financeiro, ambiental e humanitário) sem que os prejudique, durante sua execução e operação. Tornando o sonho de uma geração mais sustentável e solidária, mais próximo da realidade", explica.

Alexandre lembra que o interesse pelo tema surgiu em 2016, durante a Semana Acadêmica do curso, quando o Arquiteto, Guido Petinelli, ministrou uma palestra sobre Certificação LEED. "Gostaria de agradecer à Coordenadora, Débora Felten, e a toda equipe do curso de Engenharia Civil da FAG", finaliza.

Curso de Direito da FAG Toledo realiza júri simulado
1669387073.JPG
Projeto Obesidade Pediátrica encerra com a produção de receitas natalinas
Nutrição realiza oficina para colaboradores das Clínicas FAG