Medicina realiza 3ª Campanha de Prevenção ao AVC no centro de Cascavel
Para conscientizar a população, os alunos distribuíram folders, com a explicação dos fatores de risco e sobre como identificar um Acidente Vascular Cerebral
Na tarde do último sábado (27), foi possível cuidar da saúde no centro de Cascavel. O Ônibus Saúde e Cidadania estacionou no Calçadão da Avenida Brasil e foi a estrutura utilizada pelos acadêmicos de Medicina na 3ª Campanha de Prevenção ao AVC. A ação antecipou o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), lembrado em 29 de outubro, que tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.
O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANNEC), Clínica Proneuro e Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA). Pela manhã, os alunos participaram de uma formação teórica realizada na Fundação Hospitalar São Lucas. "Tivemos uma palestra sobre AVC Isquêmico, com o Doutor Renato Iachinski; AVC Hemorrágico, com Doutor Cleiton Peron; Neuroimagem no AVC, com Doutor Fabiano Emori; e O que todo o médico deve saber sobre AVC, com a Doutora, Claudia Zanatta", conta a acadêmica do 9º período, Marilise Anne Zatti.
Quem passou pelos ônibus pode ter a pressão aferida e também passou por teste de glicemia. Para conscientizar a população, os alunos distribuíram folders, com a explicação dos fatores de risco e sobre como identificar um Acidente Vascular Cerebral. Entender o acrônimo "SAMU" faz toda a diferença. "O S é da palavra sorrir: peça para pessoa dar um sorriso e observe a simetria da boca; na sequência, a letra A significa abraçar: peça para que a pessoa te abrace para que você sinta a força dos dois braços igualmente; depois, vamos para letra M que significa música: Solicite que a pessoa cante uma música e atente para a voz "embolada" ou arrastada. Se você identificar um ou mais desses sinais, vá para letra U e ligue para 192 para solicitar um atendimento médico de urgência", explica o acadêmico, Gabriel Zenatti.
Maria Aparecida, de 63 anos, foi uma das atendidas pelo grupo de acadêmicos. "Eu cuido bastante da minha saúde, mas é sempre bom ter mais informações, já que com saúde não se brinca", destaca.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo