PIBID: Acadêmicos da FAG Toledo já atuam nas escolas parceiras
Atividades iniciaram em outubro após uma série de ações preparatórias desenvolvidas na instituição
As primeiras turmas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) multidisciplinar dos cursos de Letras Língua Portuguesa e Libras Pedagogia da FAG Toledo iniciaram em outubro as atividades em sala de aula nas escolas que são parceiras da instituição para a realização do programa.
As reuniões de atividades iniciaram em setembro com um encontro coletivo onde foram realizadas ações de interação entre os professores representantes dos colégios participantes e dos acadêmicos aprovados para esta etapa piloto. Quatro estudantes participantes do PIBID multidisciplinar são acadêmicos surdos do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras. No PIBID Multidisciplinar de Letras e Pedagogia, três escolas são parceiras: Jardim Porto Alegre, Galdino de Lima e Premen, com cada instituição acolhendo dez acadêmicos. "Nós iniciamos os trabalhos pensando nas dinâmicas, metodologias e atividades a serem aplicadas no primeiro momento. Nosso foco inicial foi conhecer os documentos que norteiam a educação básica, projeto politico pedagógico das escolas a partir de documentos dos núcleos de educação. Estes documentos foram trabalhados no encontro coletivo, com cada professora preparando um determinado conteúdo, expondo e interagindo com os demais representantes do grupo", relata a coordenadora do programa no curso de Letras Língua Portuguesa e Libras, Malu Moura.
Em outubro os acadêmicos tiveram os primeiros contatos com as turmas em que vão desenvolver as atividades nos colégios. "Este é o período de adaptação aonde os acadêmicos vão, aos poucos, entrando na dinâmica de cumprimento de horário, assiduidade. É uma readequação de rotina para muitos deles", complementa a coordenadora, ressaltando a importância do PIBID para complementar o processo de aprendizado dos bolsistas. "É um projeto fantástico que permite a interação do ensino superior com o ensino básico, além de fortalecer o acadêmico e o magistério. Teremos excelentes professores que tiveram contanto com a prática desde os primeiros anos" complementa.
Uma das atividades em que os acadêmicos bolsistas estão envolvidos é o projeto da Semana de Cultura Afro-brasileira. Cada colégio da rede possui uma equipe multidisciplinar para lidar com os temas a serem abordados e nesta edição, que acontece em novembro, os professores supervisores incluíram os pibidianos nas atividades.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo