FAG Toledo: Último Café Literário foi todo gravado em Libras

Projeto do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras realizou série de entrevistas produzidas por acadêmicos ao longo de 2018

01/11/2018


A última edição do Café Literário de 2018 acaba de ser gravada no laboratório de TV da FAG Toledo. A edição especial contou com a entrevista da doutoranda em Letras Tânia Aparecida Martins, que respondeu as perguntas das acadêmicas Kauhana Thaynara e Jheniffer Pierobon. A edição é considera especial porque, diferentemente das demais gravações do programa, foi toda feita em Libras, tanto a parte das perguntas das acadêmicas quanto as respostas da entrevistada. Tânia explanou sobre o trabalho que realizou em sua pesquisa de mestrado e sobre sua formação profissional, com destaque para o dicionário digital Monolíngue de Libras, que a pesquisadora está organizando. "Foi um relato muito legal sobre os desafios da criação deste dicionário, a organização dos conteúdos e a importância do trabalho para os surdos", relata a acadêmica Kauhana. De acordo com ela o trabalho de fazer todo o programa em Libras foi bastante desafiador. "Nós já tínhamos gravado outra edição, então teve toda a parte de encarar o estúdio, as câmeras e luzes e agora o desafio foi maior, pois nós fizemos a entrevista em uma língua que não é a nossa língua materna", analisa.

A professora Tânia é uma das mais ativas profissionais na parte de interprete e do movimento dos surdos em Toledo. Criou a Associação Paranaense dos Tradutores e Intérpretes da Lingua dos Sinais e milita pelo direito dos surdos a mais educação e formação em Libras.

O dicionário em processo de criação pela docente é diferente do dicionário bilíngue disponível no mercado, pois ele não traduz palavra por palavra. Ao invés disto, propõe um conteúdo próprio para o surdo em sua língua materna. Mesmo tendo estrutura e gramática própria a Libras não possui um dicionário específico para este conteúdo.  O projeto ainda não tem data de lançamento.

Esta edição do programa contará com tradução sonora para os ouvintes. O programa deve ser finalizado e publicado na primeira quinzena de novembro. Depois de pronto, o talk show é compartilhado no Youtube e na página do Facebook Letras Libras: As nossas línguas e em outras redes sociais dos acadêmicos.

WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo