FAG Toledo: Último Café Literário foi todo gravado em Libras
Projeto do curso de Letras Língua Portuguesa e Libras realizou série de entrevistas produzidas por acadêmicos ao longo de 2018
A última edição do Café Literário de 2018 acaba de ser gravada no laboratório de TV da FAG Toledo. A edição especial contou com a entrevista da doutoranda em Letras Tânia Aparecida Martins, que respondeu as perguntas das acadêmicas Kauhana Thaynara e Jheniffer Pierobon. A edição é considera especial porque, diferentemente das demais gravações do programa, foi toda feita em Libras, tanto a parte das perguntas das acadêmicas quanto as respostas da entrevistada. Tânia explanou sobre o trabalho que realizou em sua pesquisa de mestrado e sobre sua formação profissional, com destaque para o dicionário digital Monolíngue de Libras, que a pesquisadora está organizando. "Foi um relato muito legal sobre os desafios da criação deste dicionário, a organização dos conteúdos e a importância do trabalho para os surdos", relata a acadêmica Kauhana. De acordo com ela o trabalho de fazer todo o programa em Libras foi bastante desafiador. "Nós já tínhamos gravado outra edição, então teve toda a parte de encarar o estúdio, as câmeras e luzes e agora o desafio foi maior, pois nós fizemos a entrevista em uma língua que não é a nossa língua materna", analisa.
A professora Tânia é uma das mais ativas profissionais na parte de interprete e do movimento dos surdos em Toledo. Criou a Associação Paranaense dos Tradutores e Intérpretes da Lingua dos Sinais e milita pelo direito dos surdos a mais educação e formação em Libras.
O dicionário em processo de criação pela docente é diferente do dicionário bilíngue disponível no mercado, pois ele não traduz palavra por palavra. Ao invés disto, propõe um conteúdo próprio para o surdo em sua língua materna. Mesmo tendo estrutura e gramática própria a Libras não possui um dicionário específico para este conteúdo. O projeto ainda não tem data de lançamento.
Esta edição do programa contará com tradução sonora para os ouvintes. O programa deve ser finalizado e publicado na primeira quinzena de novembro. Depois de pronto, o talk show é compartilhado no Youtube e na página do Facebook Letras Libras: As nossas línguas e em outras redes sociais dos acadêmicos.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo