Toledo - 09 de Novembro de 2018 - 19:45
FAG Toledo: Inovação e criatividade marcam primeiro dia de apresentações do Encitec
Trabalhos apresentados foram avaliados por docentes de áreas afins que percorreram os corredores e acompanharam as explanações dos discentes

O Encontro Científico e Tecnológico (Encitec) da FAG Toledo realizou nesta quinta-feira (8) seu segundo dia de atividades com as apresentações dos primeiros banners, artigos e resumos expandidos. Do total de trabalhos inscritos para esta, que é a 14ª edição, 450 foram selecionados para as apresentações e avaliações das bancas, composta por docentes da instituição, que analisaram os argumentos, utilização de referenciais, inovação e criatividade. Os alunos apresentaram os trabalhos e responderam questões feitas na hora pelos professores e demais visitantes. "É um grande momento para a nossa instituição e para os acadêmicos, pois é o momento de mostrar tudo o que produziram de melhor ao longo do ano letivo, mostrar os conhecimentos adquiridos. Eles precisam vivencias várias estratégias de aprendizagem, são cobrados e orientados neste sentido e o resultado é a riqueza de ideias que apresentam aqui", comenta a coordenadora do Coopex da FAG Toledo e organizadora do Encitec, Cleonilda Tonin.

Um dos primeiros trabalhos avaliados estava na entrada do Bloco III. As acadêmicas de Pedagogia do 4º período criaram um QR Code que faz a interceptação de textos na língua materna dos surdos que é a Libras (L1) e na Língua Portuguesa escrita (L1). "Na sala de aula não tem tecnologia que ajuda os profissionais da educação que lidam com crianças surdas no ensino regular, por isto criamos a interligação através desse código que vai direcionar para plataforma com a tradução dos livros em Libras para Língua Portuguesa, através de vídeos. É uma forma de ajuda os alunos surdos e os não surdos na comunicação entre eles e suas línguas maternas", explica a acadêmica Tamara Martineli, uma das responsáveis pela ideia.

Para a professora Cleonilda, o melhor resultado obtido nas pesquisas e projetos acadêmicos são os que valorizam o ser humano. "É preciso ficar bem definido que qualquer tecnologia vai funcionar bem, hoje ou no futuro, se o aluno extrasomatizar essas habilidades, porque nós somos a verdadeira tecnologia", analisa.

A 14ª edição do Encitec encerra nesta sexta-feira (9) com a segunda etapa de apresentações de trabalhos. O evento acontece em salas de aula e corredores dos três blocos da instituição e é aberto ao público externo.