Egressa e formando de Arquitetura têm trabalhos selecionados para evento internacional
Trabalhos foram feitos sob a orientação da Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da FAG, Solange Smolarek Dias
As Redes URBENERE (Comunidades Urbanas Energeticamente Eficientes ) e CIRES (Cidades Inclusivas, Resilientes, Eficientes e Sustentáveis) uniram-se para a realização do evento internacional de "Sustentabilidade Urbana". As Redes têm como principal objetivo incentivar o ambiente colaborativo visando, especialmente, o intercâmbio de conhecimento e a contribuição efetiva em ações que culminem na melhoria da qualidade de vida dos usuários da cidade. No evento, profissionais e estudantes de várias partes do mundo marcarão presença, apresentando seus estudos. O Centro Universitário FAG estará representado.
A egressa, Maria Paula Fontana de Figueiredo, sob a orientação da Coordenadora de Arquitetura e Urbanismo da FAG, Solange Smolarek Dias, teve o trabalho "A Vila Mariana/SP e o Adensamento Urbano "Laissez-Faire": gentrificação ou sustentabilidade social?" aceito para apresentação no evento. "Tais abordagens se justificam frente aos diversos desafios que as cidades brasileiras e seus bairros de significância vêm encontrando em seu processo de desenvolvimento: entre eles a dificuldade em se obter um equilíbrio entre as forças econômicas do mercado imobiliário e os interesses da sociedade. Constata-se que, na medida em que o adensamento de determinadas áreas é contrário aos interesses da população, é possível ocorrer gentrificação. Nesse sentido, acredita-se ser essencial a ampliação do debate sobre tais temas a fim de que se aprimorem os discursos e se fortaleçam as bases teóricas para a prática do adensamento urbano
planejado, que objetive a sustentabilidade social", defende Maria Paula no resumo do trabalho.
Também sob orientação da professora Solange, o formando, Roberto Zanon, teve o trabalho aprovado para apresentação. O tema escolhido foi: 'Felicidade Interna Bruta como Fator de Sustentabilidade Ambiental: aproximações teóricas no caso de Maringá/PR". "A pesquisa buscou responder ao seguinte problema: No caso da felicidade interna bruta, são os seus indicadores, diferentemente dos do produto interno bruto, influenciados pela sustentabilidade ambiental? Para tal, formulou-se a hipótese de que o planejamento urbano com ênfase em questões ambientais aprimora os indicadores da felicidade interna bruta", diz o resumo.
O evento acontece entre os dias 05 e 07 de dezembro, em Vila Velha, Espírito Santo.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo