FAG sedia 1º Congresso de Radiologia do Oeste do PR e 87º Encontro do Clube de Radiologia do Interior do Paraná
O evento foi uma realização do SRP com organização da Liga Acadêmica de Radiologia e apoio do CAMERA
O Centro Universitário FAG sediou no último fim de semana o 87º Encontro do Clube de Radiologia do Interior do Paraná e 1º Congresso de Radiologia do Oeste do PR. Os eventos foram uma realização do SRP (Sociedade de Radiologia Paranaense) com organização da LIAR (Liga Acadêmica de Radiologia) e apoio do CAMERA (Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida), e tiveram como palco o Anfiteatro da Reitoria. Palestras e apresentações de trabalhos científicos dos acadêmicos do curso de Medicina compuseram a programação.
"A organização foi uma iniciativa própria da Liga e, assim que tivemos a ideia de receber o evento aqui, entramos em contato com Sociedade de Radiologia Paranaense - que é um braço do Colégio Brasileiro de Radiologia -, e tivemos total apoio deles que resultou nesse evento. Enquanto acadêmico, participar de eventos como esse, só enriquece. Poder aproximar outros colegas dessa área também é gratificante, pois a Radiologia não é muito falada durante graduação, então cabe a nós aproxima-los dessa área", explica o presidente da Liga, Leonardo Zilotti Trovo. Leonardo fala ainda sobre o apoio que a Liga recebe do CAMERA. "O CAMERA está sempre presente e acompanha qualquer iniciativa científica do nosso curso, então é quase que redundante falar sobre a participação e apoio deles. Estão de parabéns, é um grupo nota 10", complementa.
O Dr. Daniel Sakuno foi um dos primeiros a subir ao palco e falou sobre "Espectro de neuromielite óptica". "É uma patologia desvirilizante neurológica que recentemente foram atualizados os critérios, podemos dizer que não é uma doença antiga. Trabalhar temas como esse em eventos como esse no meio acadêmico, em que são introduzidas algumas especialidades, é excelente. É extremamente importante para a formação desses acadêmicos e também para guiá-los na decisão de qual ramo seguir", aponta.
Já o Radiologista, Dr. Victor Tonso, trabalhou sobre radiologia abdominal. "Eu tive que preparar minha fala para esse grupo de estudantes, focando mais numa perspectiva futura trazendo essa gente nova para o nosso lado. Eu vivi na graduação muito pouco de radiologia, não temos noção do dia a dia do radiologista e quão é importante o cuidado do paciente e a integração da equipe. As duas primeiras aulas foram mais clássicas e as outras foram mexidas para atender o público acadêmico para que eles compreendessem essa área e como funciona", relata.
Outra referência no universo da Radiologia a participar do evento foi a radiologista, Linei Urban, que tratou sobre Radiologia Mamária. "Acabamos de sair do Outubro Rosa, um período em que incentivamos às mulheres a fazerem os exames para o diagnóstico precoce, mas de nada adianta essa mulher procurar o atendimento se não houver um exame de qualidade. Isso demanda de uma clínica preparada, com bons aparelhos, profissionais preparados para uma boa posição dessa paciente e, também, médicos que sejam eficientes na interpretação desses exames. Nos quesitos equipamentos e técnicos já melhoramos, agora é hora de focarmos na formação dos médicos", contribui. Quem também tratou do assunto foi a radiologista, Rosangela Hidalgo.
Natália Peão de Lis, acadêmica do 7º período de Medicina retrata que esse contato com profissionais falando de diferentes áreas, colabora no crescimento acadêmico. "É um momento de nos atualizar e de termos noção da área que vamos atuar. São atividades que acrescentam muito em nosso aprendizado", destaca.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo