Alunos de Medicina concluem trabalho voluntário cheio de aprendizado na Uopeccan
Semanalmente, diversos setores do Hospital receberam os acadêmicos
O curso de Medicina do Centro Universitário FAG desenvolveu, neste semestre, o programa de serviço voluntário na Uopeccan (Hospital do Câncer de Cascavel). 25 Acadêmicos de vários períodos realizaram ao todo 416 horas de trabalho voluntário. Para desempenhar a função, o Centro Acadêmico de Medicina Rui Almeida (CAMERA) Social fez uma parceria com a Legião Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), viabilizada pela Presidente da Liga, Lurdes Cassol.
Semanalmente, diversos setores do Hospital receberam os acadêmicos. A intenção foi proporcionar o contato do estudante em formação, com os diferentes setores do Hospital, aprendendo a importância do trabalho em equipe e interdisciplinar, pois cada profissional desenvolve um papel importante no processo de tratamento, mostrando ao voluntário que existe muito mais além da relação médico-paciente.
De acordo com a acadêmica de Medicina e Coordenadora do CAMERA Social, Paula Rissi Nogari, "o projeto superou as expectativas e irá continuar no próximo semestre. Acreditamos que os objetivos foram alcançados. Os voluntários foram bem recebidos no Hospital e receberam inúmeros elogios dos pacientes e funcionários". O trabalho também foi coordenado pela acadêmica, Larissa de Jesus Morais.
Abaixo seguem alguns depoimentos dos voluntários:
"Participar do projeto foi uma experiência muito enriquecedora. Além de poder ajudar, também aprendi muitas coisas. O contato com as crianças, para mim, é a melhor parte. A sinceridade e leveza com que elas tratam seus desafios fazem os nossos parecerem insignificantes".
Ana Júlia Silva Rodrigues
"Percebe-se que quem está alojado lá na casa de apoio tem muita necessidade de ter alguém pra conversar e foi muito bom poder interagir com essas pessoas cheias de história de vida".
Paula Carolina Mocelin
"A experiência que tive ficará, com certeza, para sempre em minha memória. Foi um período de grande aprendizado pessoal, em que pude perceber o quanto faz diferença um atendimento mais humanizado. Levarei isso comigo para minha vida profissional.
Passei pelos seguintes setores: sala de espera infantil, GUMP, ala B, casa de apoio e CAF. Em todas fui muito bem recepcionada e me senti muito feliz em poder ajudar de alguma maneira. Conversei com os pacientes, escutando verdadeiras lições de vida, exemplos de força e coragem e, enquanto brincava com as crianças, pude sentir uma pureza linda, os sorrisos delas, diante de toda situação envolvida, é extremamente gratificante.
Fica aqui a minha gratidão. Muito obrigada e parabéns pela iniciativa!"
Ana Flávia Fiori
"Não deixem esse projeto acabar".
João Sandri
"Nunca antes havia tido a oportunidade de participar de um trabalho voluntário. Neste projeto tive a oportunidade de ver de perto o funcionamento da Brinquedoteca, da Sala de Espera Infantil, do Ambulatório de Quimioterapia, da Ala B, da Nutrição e do Núcleo de Apoio. Foi uma ótima experiência para ver como o cuidado com os pacientes não depende só do médico, mas de um grande trabalho em equipe e, com isso, aprender a respeitar o trabalho de cada uma dessas pessoas. Além disso, o contato com os pacientes me proporcionou experiências que nunca vou esquecer e que me fizeram valorizar ainda mais a minha vida. Ao mesmo tempo que é muito triste ver os pacientes de forma tão debilitada, principalmente no caso das crianças, é muito gratificante ver a força deles e, ao voltar nos setores em que eles se encontravam, descobrir que receberam alta. Sou muito grata pela experiência e recomendo que todos possam tê-la um dia".
Bruna Pedrosa de Araújo
"Sou muito grata pela oportunidade, foi única na minha vida!"
Izabel Ranzan
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo