Alunos do Colégio FAG participam de Concurso de Oratória
Os estudantes do 4º, 5º e 6º anos trabalharam o tema sobre a Terceira Idade e, os estudantes do 7º, 8º e 9º, trabalharam o tema sobre Empregos do Passado X Empregos do Futuro
Alunos do Colégio FAG participaram do Concurso de Oratória que tem o objetivo de trabalhar as habilidades comunicativas dos estudantes. As turmas do 4º, 5º e 6º anos trabalharam o tema sobre a "Terceira Idade", já as turmas do 7º, 8º e 9º o tema foi sobre "Empregos do Passado X Empregos do Futuro".
A banca avaliadora composta pela jornalista, Letícia Afonso Garcia Rosa, pela engenheira, Suellém Bertuol, pela jornalista e mestre em Letras, Tatiana Bilhar, e pela pedagoga, Andréia Santolaia Lopes, considerou os seguintes requisitos: organização, coerência e coesão na produção textual, oralidade, gestualidade e assiduidade. Fatores esses trabalhados durante a formação dos alunos. "Eu avaliei a postura e controle emocional. Foi algo bem acirrado. Pela idade deles, eles foram muito bem, tiveram um controle emocional respeitável. Foi bem difícil escolher. É muito bacana ver a iniciativa do colégio de incentivar os alunos a essa prática da oralidade e da questão textual, pois tudo isso significa muito em qualquer profissão que forem atuar", conta a engenheira, Suellém Bertuol.
A professora Priscila Soares explica a forma em que ela e o professor João Carlos Rossi organizaram a atividade. "O concurso estava sendo organizado desde agosto. E trabalhamos os temas conforme a idade nas disciplinas de Literatura e produção e Textos, coordenada pelo professor João Carlos Rossi e na minha disciplina de Língua Portuguesa. Trabalhamos os textos e treinamos juntos com eles. Foi feita uma pré-seleção e apenas três passaram para a apresentação. Eles foram maravilhosos, deu tudo certo. Conversamos muito com eles e superaram as nossas expectativas", aponta.
Para o Diretor da Colégio FAG, Giva Nardi, a oratória é um estimulo à leitura e à escrita. "Eles se apresentaram para os seus colegas, familiares e professores. Então é um estimulo mesmo à leitura e à desconstrução dessa imagem que é difícil falar em público, além de quebrar essa timidez e barreiras para que eles estejam melhores preparados para encarar qualquer tipo de público", declara.
"Foi difícil, mas valeu a pena falar sobre os cuidados com os mais velhos, eles merecem serem valorizados. Não esperava pelo primeiro lugar e fiquei muito feliz, foi demais", comemora a pequena Maria Luiza Ceccato que ficou em primeiro lugar na categoria do 4º ao 6º ano. A aluna Amanda Hermes que também levou o primeiro lugar na categoria do 7º ao 9º ano fala sobre a experiência participar do concurso. "Foi um processo bem longo. Além de trabalhar em sala de aula, em casa fiz muitas pesquisas e treinei bastante também. Estou muito feliz com essa conquista e em poder participar da Oratória", relata.
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