Seminário de Estágios: alunos de Arquitetura apresentam trabalhos desenvolvidos no semestre
Entre as propostas disponíveis para que os alunos pudessem trabalhar, estiveram os estudos para implantação de um Jardim Botânico em Cascavel
Já se tornou tradição: ao fim do semestre, os acadêmicos do 6º período Integral e do 10º período noturnos apresentam aos colegas e colegiado todo o aprendizado adquirido durante o Estágio Supervisionado. Os trabalhos são desenvolvidos em três áreas: Tecnologia, Arquitetura e Urbanismo.
Os trabalhos de Tecnologia foram coordenados pelo professor, Heitor Filho. "No Estágio de Tecnologia, visamos o que eles irão vivenciar na realidade. Resumidamente, é acompanhamento de obra. O estagiário precisa vivenciar as atividades desenvolvidas nessa obra, desde a preparação do terreno, armazenamento de materiais e todas as atividades da construção", explica.
A professora, Renata Esser, é uma das coordenadoras do Estágio em Arquitetura. Entre as propostas disponíveis para que os alunos pudessem trabalhar, estiveram os estudos para implantação de um Jardim Botânico em Cascavel, a partir de uma demanda da Prefeitura Municipal de Cascavel. A professora, Renata Esser, destaca a relevância do desafio lançado aos alunos, já que poucos profissionais irão se deparar com uma proposta como essa na carreira. "Mais uma vez o Laboratório de Estágio do CAUFAG firma esses termos de convênios externos através do que a gente chama de projetos de responsabilidade social. É uma forma de a gente contribuir com a sociedade, além de deixar que o nosso aluno absorva conhecimento e tenha contato com um cliente externo com um programa de necessidades mais próximo da realidade", expõe.
A acadêmica, Suellen Barth, foi proponente de um dos estudos. "Nós nos propusemos a desenvolver um projeto sustentável, que agredisse o mínimo possível o terreno, uma vez que ficará em uma área de conservação. Estamos felizes com o resultado", expressa.
Sob a supervisão da professora, Tainã Lopes, está o Estágio em Urbanismo, que neste ano teve quatro possibilidades aos acadêmicos. Um deles foi o estágio externo em Prefeituras e Loteadoras. A segunda proposta foi a continuação da avaliação ocupacional do Loteamento Riviera, na região norte de Cascavel. As duas últimas propostas também se voltaram ao Jardim Botânico: estudo de impacto de vizinhança e um Masterplan. "Eles fizeram parcerias com os grupos para fazer o estudo de impacto de vizinhança. Já o Masterplan é um estudo que envolve uma grande quantidade de área, que busca fazer uma integração e uma solução espacial dentro de um local determinado. Foi focado em como o Jardim Botânico irá interferir na cidade e como ele pode se integrar no complexo turístico", explica.
ENTREGA AO CLIENTE
Na próxima segunda-feira (26), às 14h, os acadêmicos farão a entrega dos estudos à Prefeitura de Cascavel. O encontro será realizado na Sala de Reuniões do Paço Municipal.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo