MBA em Comércio Exterior realiza Videoconferência sobre internacionalização
A abordagem da disciplina e da videoconferência destaca que o país passa por um período de transição no mercado mundial
O curso de MBA em Comércio Exterior do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG teve o módulo com o tema "Internacionalização de Empresas", com o professor, Marcos Bertoli. Para trabalhar o assunto, o professor realizou uma Videoconferência, com a participação dos pós-graduandos e de convidados. O bate-papo por vídeo foi com Gilberto Lima Júnior, que está em Portugal. Ele é vice-presidente do Comitê de Comércio Exterior da Amcham-Brasília, Membro do Word Trade Center, Delegado Oficial no Brasil da Confederação Empresarial dos PALOP - Países de Língua Oficial Portuguesa e Presidente do Conselho Empresarial da Confederação Empresarial da CLPL (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) sediada em Lisboa.
A abordagem da disciplina e da videoconferência destaca que o país passa por um período de transição no mercado mundial. "As empresas no início do comércio no Brasil se prepararam para o mercado interno. Os anos passaram e nós começamos a nos especializar nas exportações do nosso produto. O Governo brasileiro, assim como outras autarquias, começaram a investir na melhoria dos nossos produtos para que começassem a ficar competitivos no mercado mundial. O que quisemos mostrar foi que, agora, entramos em um momento que pode ser caracterizado como terceira fase, que é a internacionalização das companhias mundiais", define o professor.
A conversa teve como principal objetivo e abrir horizontes aos pós-graduandos e demais participantes. "As empresas brasileiras precisam acordar. Não podemos mais ficar em um mercado fechado. A exportação é um caminho, mas podemos ir muito além disso e montar nossas filiais lá fora também. O objetivo foi trazer uma informação para consolidar tudo isso", conta o professor.
"A palestra foi muito instrutiva de modo a ajudar a entender como o campo da internacionalização funciona e o quão complexo e estruturado é esse meio, dando diversos exemplos práticos e vivenciados por ele, mostrando que a internacionalização não é só prática e precisamos aprender isso na 'veia'", detalha a pós-graduanda, Caliane Kisel.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo