Curso de Arquitetura entrega propostas de paisagismo para assentamento em Cascavel
O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do 6º período integral e 10º período noturno, com a supervisão das professoras, Renata Esser e Gabriela Bandeira Jorge
O Laboratório de Projetos neste semestre esteve cheio de trabalhos de cunho social para atuação dos estagiários do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG. No segmento de Estágio Supervisionado em Arquitetura, uma das solicitações aos acadêmicos foi o desenvolvimento de estudos de projetos sem responsabilidade técnica para o paisagismo do Assentamento Valmir Mota de Oliveira, localizado em Cascavel, próximo à BR-277.
O trabalho foi realizado pelos acadêmicos do 6º período integral e 10º período noturno, com a supervisão das professoras, Renata Esser e Gabriela Bandeira Jorge. Nesta semana, os estudos foram apresentados ao analista de desenvolvimento social, da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná), André Simion. O assentamento já foi um acampamento do MST (Movimento Sem-Terra). Assentados, os moradores construíram casas de madeiras precárias e foram cadastrados no PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) para construção de casas de alvenaria. As casas estão em construção, e a intenção foi pensar em alternativas para deixar o entorno mais bem aproveitado e visualmente mais bonito. "Propusemos que eles trabalhasse com um contexto que não onerasse os moradores, utilizando materiais acessíveis, conceitos de sustentabilidade, reutilização de materiais, tudo com o intuito de otimizar e embelezar a área livre dos terrenos?, explica Renata. "Eles atenderam ao que foi proposto e tiveram ideias pertinentes", complementa Gabriela.
Cada lote possui aproximadamente 7500 m² e as casas terão 48 m². As ideias apresentadas utilizaram soluções baratas, mas com um efeito visual e funcional interessante, tendo como matéria-prima materiais como: pallets, pneus, garrafas pets e outros materiais recicláveis e reutilizáveis. "Eles captaram bem a realidade. Tiveram a sensibilidade e propuseram coisas que podem ser aplicadas. Os moradores do assentamento já moraram embaixo de lonas. Enquanto os alunos explicavam fiquei imaginando essas famílias morando nesses lindos espaços propostos", elogia André.
Agora, as ideias serão apresentadas aos assentados. "Por meio do Estágio, foi possível entrelaçar as atividades em sala de aula com a realidade. Uma ação como essa é de extrema importância para a nossa formação profissional", finaliza a acadêmica, Ana Paula Müller.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo