Cascavel - 04 de Dezembro de 2018 - 19:32
Em Direito Penal II, acadêmicos simulam júri popular
Em análise, estava um caso que realmente aconteceu em Cascavel

Ministério Público, defesa, juiz, jurados, polícia militar, réu. A descrição é de uma sessão do Tribunal do Júri, onde crimes dolosos contra a vida são julgados. Os componentes reais desse cenário foram trazidos para o Centro Universitário FAG. Na disciplina de Prática Penal II, ministrada pela professora, Camila Milazotto Ricci, os acadêmicos do 8º período do curso de Direito realizaram um Júri Popular Simulado.

Em análise, estava um caso que realmente aconteceu em Cascavel: uma tentativa de homicídio qualificado ocorrida em 2015. "Os alunos foram divididos em três grupos: um para a acusação, outro para presidir a sessão e um terceiro para fazer a defesa. Definimos que faríamos o interrogatório do réu, debates, réplica e tréplica, que são as etapas da sessão do Tribunal do Júri", explica a professora da disciplina em que se trata de peças processuais que dizem respeito ao Tribunal do Júri.

Marcela Defázio fez parte do grupo da acusação. "Imprimimos todo o processo, com mais de 100 folhas, e nos reunimos para traçar nossa tese. Assistimos vídeos dos depoimentos e aí dividimos as funções", explica.

Ao final, o réu foi absolvido. No caso real, a conduta foi desclassificada para lesão corporal. "O rito do júri é bastante icônico. Todo acadêmico de Direito, quando pensa em fazer Direito, lembra imediatamente do Tribunal do Júri. Então fazer essa prática real com eles foi algo formidável. Foi uma experiência de grande valor e estou orgulhosa dos alunos", finaliza Camila.