Cascavel - 18 de Janeiro de 2019 - 16:31
Gavião com paralisia nas patas recupera movimentos após tratamento no Viveiro da FAG
Com ajuda da médica veterinária, Ana Paula Ascari Gnoatto, e uma equipe de profissionais, ele voltou a andar

No dia 18 de dezembro, um gavião carcará ferido foi encontrado no campus do Centro Universitário FAG. Jovem, o animal, aparentemente, estava aprendendo a voar e caiu, perdendo o movimento da pata. A ave foi levada ao Viveiro Conservacionista da Instituição e, com ajuda da médica veterinária, Ana Paula Ascari Gnoatto, e uma equipe de profissionais, voltou a andar.

O gavião foi batizado de Lázaro, nome dado pela colaboradora que o encontrou, a monitora Gessi Lopes. O nome foi escolhido porque ele foi encontrado um dia depois do Dia de São Lázaro (17/12). Após exames, foi descoberto que ele estava com uma lesão na coluna, que comprimia a medula e, por isso, não andava mais. Ele passou por uma série de tratamentos até que conseguisse ficar em pé novamente. "De início, optamos pelo tratamento alternativo. Havia a opção de cirurgia, mas seria algo mais arriscado. Primeiro, fizemos medicação anti-inflamatória e Fisioterapia e ele já começou a dar respostas. Há duas semanas, iniciamos a ozonioterapia, acupuntura e mocha: o resultado foi incrível e ele já está andando agora", conta Ana Paula.

Para a recuperação de Lázaro, a médica veterinária também teve a ajuda de alguns profissionais: Giulia Steinbach, Alexandre Orthorios, Karine Martines de Castro e Abelle Somensi. "Valeu cada minuto de esforço", finaliza Ana Paula.

Avenida das Torres, 500 | Bairro FAG | Cascavel | Paraná | Phone +55 (45) 3321-3900 | CEP 85806-095