Gavião com paralisia nas patas recupera movimentos após tratamento no Viveiro da FAG
Com ajuda da médica veterinária, Ana Paula Ascari Gnoatto, e uma equipe de profissionais, ele voltou a andar
No dia 18 de dezembro, um gavião carcará ferido foi encontrado no campus do Centro Universitário FAG. Jovem, o animal, aparentemente, estava aprendendo a voar e caiu, perdendo o movimento da pata. A ave foi levada ao Viveiro Conservacionista da Instituição e, com ajuda da médica veterinária, Ana Paula Ascari Gnoatto, e uma equipe de profissionais, voltou a andar.
O gavião foi batizado de Lázaro, nome dado pela colaboradora que o encontrou, a monitora Gessi Lopes. O nome foi escolhido porque ele foi encontrado um dia depois do Dia de São Lázaro (17/12). Após exames, foi descoberto que ele estava com uma lesão na coluna, que comprimia a medula e, por isso, não andava mais. Ele passou por uma série de tratamentos até que conseguisse ficar em pé novamente. "De início, optamos pelo tratamento alternativo. Havia a opção de cirurgia, mas seria algo mais arriscado. Primeiro, fizemos medicação anti-inflamatória e Fisioterapia e ele já começou a dar respostas. Há duas semanas, iniciamos a ozonioterapia, acupuntura e mocha: o resultado foi incrível e ele já está andando agora", conta Ana Paula.
Para a recuperação de Lázaro, a médica veterinária também teve a ajuda de alguns profissionais: Giulia Steinbach, Alexandre Orthorios, Karine Martines de Castro e Abelle Somensi. "Valeu cada minuto de esforço", finaliza Ana Paula.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo