FAG Toledo: Solidariedade e compromisso social marcaram projetos de extensão em 2018

Alunos se mobilizaram em várias frentes e fizeram a diferença com ações apoiadas pela instituição

29/01/2019


Assim que o ano letivo tiver início, também será dada a largada para o Trote Solidário da FAG Toledo 2019, evento tradicional que promove a integração e solidariedade entre os acadêmicos nas primeiras semanas de aula. Em 2018 o projeto arrecadou seis toneladas de alimentos e milhares de fraldas geriátricas. Os produtos foram doados para o Hospital Bom Jesus, APA Lar dos Idosos e Uopecan. "Este evento foi um chamariz que despertou a solidariedade em muitos dos nossos acadêmicos, tanto é que no ano passado foram realizadas várias ações solidárias através de iniciativas deles próprios, com espirito de cidadania e muita força de vontade", comenta o diretor da instituição, Ildo Bombardelli.

Um das ações solidárias realizada em 2018 envolveu acadêmicos de Pedagogia, durante o projeto de Handebol em Cadeira de Rodas. Os estudantes do curso arrecadaram alimentos na entrada do evento. As doações foram para a APA Lar dos Idosos e para a Fazenda Esperança. "Nós fomos muito felizes em realizar este evento pelo segundo ano consecutivo, com ótimos resultados pedagógicos e também em termos de solidariedade. Com certeza teremos novas ações como esta em 2019", alerta a coordenadora do curso, Dora Pizzo Diniz.

O curso de Direito realizou a campanha de arrecadação de roupas para o inverno. Os produtos foram doados para a Associação Mãos à Obra (AMO) e projeto Alimente-se de graça, que também recebeu chocolates arrecadados pelo curso durante a Semana Jurídica. "Uma de nossas alunas que participa de ações de solidariedade resolveu mobilizar as turmas e todos se envolveram nestas ações o que é muito importante, pois sabemos da importância do profissional de Direito ter consciência das demandas e necessidades de muitas pessoas da nossa sociedade", comenta a coordenadora Camila Ricci.

Acadêmicos dos cursos de Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Gestão do Agronegócio também realizaram projetos solidários, propostos na disciplina de "Responsabilidade Social". Os alunos visitaram instituições que atendem crianças carentes, prepararam jantares para moradores de rua, visitaram o lar dos idosos com arrecadações e presentes e também fizeram doações para o Albergue Noturno. Já os acadêmicos de Administração realizaram uma campanha especial de conscientização entre os acadêmicos sobre a importância da doação de sangue. Com a iniciativa, dezenas de estudantes doaram sangue no Banco de Sangue de Toledo.  "Nós comentamos com os colegas sobre um jovem que é estudante do ensino médio em um colégio aqui de Toledo que foi internado e estava precisando de 400 bolsas de sangue. Muitos se prontificaram a fazer a doação e os primeiros foram hoje", relata a acadêmica Natália Tureta, uma das mobilizadoras do projeto. O último projeto solidário realizado na instituição partiu dos formando do curso de Administração, que mobilizaram as demais turmas para arrecadar brinquedos e doces que foram entregues para as crianças e adolescentes interno da Casa Abrigo de Toledo. "É muito satisfatório ver estes formandos saindo da FAG como cidadãos, mobilizando, fazendo a diferença. É motivo de orgulho e um espelho para as turmas iniciantes", comemora o coordenador de Administração Luis Fabris.

Um encontro de bazares organizado por acadêmicos de Publicidade e Propaganda também arrecadou donativos que foram entregues para projetos sociais da cidade.

O ano letivo de 2019 terá início no dia 11 de fevereiro.

1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel