Engenharias iniciam nova grade conjunta, que privilegia as metodologias ativas
A ideia central é a resolução de problemas, desafio diário que os futuros engenheiros terão na profissão
Seguindo as tendências dos principais centros de formação em engenharias do mundo, as graduações de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação iniciaram o ano letivo de 2019 com novidades: os cursos, do 1º ao 4º período, passam a ter uma grade em comum, tendo como foco as metodologias ativas.
Inovação é um dos principais requisitos propostos nas novas Diretrizes Curriculares das Engenharias, que foram revisadas no ano passado pelo Conselho Nacional de Educação. O planejamento do Centro Universitário FAG para a área segue à risca esse norte. "A diretriz prioriza o trabalho em equipe, interpretação de gráficos, resultados e resolver problemas de forma criativa. São abordadas ferramentas para o desenvolvimento de habilidades e competências, com formato diferente da escola clássica de engenharia, com um modelo moderno", descreve a Coordenadora de Engenharia Civil, Débora Felten.
A partir do 5º período, o aluno escolhe qual das habilitações quer seguir. Antes disso, porém, ele vai adquirir uma base coesa, que o prepara para as quatro habilitações. A disciplina de Laboratório de Práticas Integradas, já no 1º período, vai possibilitar a integração dos conhecimentos. "É como se tirássemos cada uma das disciplinas de sua 'gaveta' e colocássemos todas em uma 'gaveta' só. Então ele vai ter que entender todos os processos das disciplinas teóricas para colocar na prática", defende o Coordenador de Engenharia Mecânica, Geovane Pinheiro.
A ideia central é a resolução de problemas, desafio diário que os futuros engenheiros terão na profissão. "Buscamos explorar as características dessa geração. Não posso privar o meu aluno de usar os recursos tecnológicos, uma vez que, depois de formado, ele vai buscar esses recursos. As ferramentas vão servir para que o aluno amplie seu leque de possibilidades para solucionar os desafios propostos - de forma fictícia na instituição ou na vida real durante o exercício da profissão", complementa Geovane.
Calouros desafiados
Um exemplo do novo modelo adotado foi a atividade desenvolvida na disciplina de Física - Cinemática e Dinâmica, com os alunos do 1º período de Engenharia Mecânica, com o professor, Marcos Martini.
Na primeira aula, foram trabalhados os fundamentos teóricos, e na segunda, a sala foi dividida em grupos aleatórios, e foram propostas a eles situações- problema, envolvendo Operações com vetores. "Em alguns momentos os acadêmicos deviam resolver em grupo um determinado problema, e um deles iria à frente apresentar a solução aos demais, em outros momentos, os grupos iam ao quadro, resolvendo e debatendo o problema com a turma, e apresentando a solução", explica o professor.
O professor só intervia quando detectado algum erro grave, mas, mesmo assim, incentivando aos demais que procurassem onde estava o erro, e o que isso poderia acarretar na resposta. "Foi uma atividade muito proveitosa, em que os acadêmicos puderam interagir de maneira dinâmica e participativa com o assunto em questão", finaliza Marcos.
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