Fundação Assis Gurgacz lança projeto Jovem Empreendedor na Comunidade
Na conclusão do projeto será realizada uma amostra cultural com apresentações dos subprojetos realizados na comunidade pelos adolescentes e os que se destacarem serão premiados
A Fundação Assis Gurgacz, mantenedora do Centro Universitário FAG, dando continuidade aos serviços prestados de responsabilidade social à comunidade desde 1997, lançou o projeto piloto de extensão "Jovem Empreendedor na Comunidade". A área de atuação será na localidade do Bairro Santa Cruz e seu entorno, para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, que se encontram em vulnerabilidade social, no período de 12 meses.
O projeto contará com uma carga horária de 140 horas, sendo ministrado por 4 horas semanais, no bloco 4, no laboratório 4 no horário das 13:30h às 17:30h, em parceria com a Paróquia Santa Cruz e o Centro Universitário-FAG. "A Fundação busca atender a comunidade e seu entorno, visando amenizar as lacunas existentes na formação no âmbito infantojuvenil, com objetivo de contribuir na formação pessoal, social e profissional do adolescente, para melhorar o seu bem estar social e sua qualidade de vida. Oportunizando ainda sua iniciação profissional, geração de renda, ingresso no mercado de trabalho, empoderamento e envolvimento na comunidade com ações concretas de sustentabilidade que venham de encontro a coletividade, fortalecendo os veículos comunitários e familiares", defende Salete Chrun, Coordenadora da Ação Social da Fundação.
Serão trabalhados durante a formação os seguintes tópicos: I. Formação e Cidadania, II. Mundo do Trabalho, III. Informática básica, IV. Noções básicas Administrativas e V. Empreendedorismo Social. Duas metodologias servirão como base: Problematização e resolução de problemas, que propiciarão a observação, análise e intervenção na realidade onde esta inserido, visando a transformação e o empoderamento do adolescente frente a sua prática empreendedora na comunidade e a metodologia ativa que possibilitará o desenvolvimento do processo amplo de aprendizagem, onde o aluno será o agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado e sua prática efetiva.
Na conclusão do projeto será realizada uma amostra cultural com apresentações dos subprojetos realizados na comunidade pelos adolescentes e os que se destacarem serão premiados. Além disso, os adolescentes receberão certificados na área administrativa.
A cerimônia de lançamento contou com a participação do Padre Divo de Conto e lideranças da Igreja e do bairro Santa Cruz, Secretário da Assistência Social, Hudson Marcio Moreschi Júnior, e do Pro Reitor acadêmico da FAG, Afonso Cavalheiro Neto . "Esses 12 meses de Qualificação Profissional e de Empoderamento Comunitário serão relevantes na formação pessoal, profissional e social destes adolescentes, que terão a oportunidade ímpar para adquirir conhecimentos, colocá-los em prática, conhecer a sua realidade e contribuir para sua transformação. Os cursos da FAG estarão à disposição para o desenvolvimento do projeto", destaca Afonso.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo