FAG Toledo reduz consumo de papel em 20% e encaminha 1,4 toneladas para reciclagem
Projeto com colaboradores foi lançado oito meses atrás e já apresenta resultados positivos
Em julho do ano passado a FAG Toledo lançou um desafio aos colaboradores para a redução do consumo de papel e produtos que possam poluir o meio ambiente. Oito meses após a proposta ser lançada, a direção da instituição comemora os resultados alcançados. O uso de papel foi reduzido em aproximadamente 20%. "Nós fizemos a proposta para que os nossos técnicos usassem mais o e-mail para a comunicação, reduzindo a necessidade de imprimir tudo em papel no transito entre departamentos e isto foi bem aceito e colocado em prática", explica a assessora da direção e coordenadora do projeto, Maristela Bendo. O projeto possui três frentes de atuação, a redução do consumo de papel é a primeira delas. A reutilização de folhas, com a impressão e uso do verso para rascunho e anotações também passou a ser feita de forma mais efetiva. A terceira frente é a reciclagem. Todo o papel descartado, que antes era colocado no lixo comum, passou a ser separado e enviado para uma associação da cidade que trabalha com reciclagem. Em oito meses foram encaminhados 1.400 quilos de papel para reciclar. "É um número importante se considerarmos que todo este papel está tendo destinação correta, mas queremos ir além e reduzir o consumo interno em 40% até o fim do ano", alerta Maristela.
A folha de papel A4 utilizada para impressão é produzida a partir do eucalipto. Cada árvore é capaz de produzir 20 resmas com 500 folas ou 10 mil folhas de papel.
O consumo de copos plásticos descartáveis também caiu no período. Ao longo de 2018 os colaboradores foram presenteados com uma xícara de cerâmica com a proposta de substituir o copo descartável pelo item durável durante o expediente. A redução no consumo de copinhos foi de 10%. "Se considerarmos que um copinho desses no meio ambiente leva mais de 400 anos para se dissolver, tivemos um avanço significativo. É uma questão de hábito que pode eliminar o uso desses materiais que tem vida útil de alguns segundos", calcula.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo