Centro de Convivência recebe nova turma de idosos
A nova turma terá dois anos de atividades pela frente
As atividades do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz foram retomadas na última quinta-feira. Os idosos do projeto foram recepcionados no auditório do bloco 4 para uma palestra motivacional de boas-vindas, ministrada pela Coordenadora do Programa, Salete Gerardi de Lima Chrun. A palestra trouxe assuntos relacionados aos desafios da terceira idade, além da campanha da fraternidade e da necessidade de participar do programa.
A nova turma terá dois anos de atividades pela frente. Neste ano, uma novidade: idosos da região do Bairro Santa Cruz foram priorizados, a partir de uma parceria com a Paróquia do Bairro. A Coordenadora ressaltou a importância de os idosos se cuidarem para um futuro com saúde e vitalidade. "Por isso, focamos para que eles saiam do projeto com grupos de amigos, se aproximem uns dos outros e se valorizem", expressa Salete. Para Genésia Biasotto, de 69 anos, que mora sozinha, "a participação acredito que vai me ajudar em tudo".
Os idosos já iniciaram o ano com agitação: eles participaram de brincadeiras e de alongamentos cheios de animação.
Sobre o Projeto
A Fundação Assis Gurgacz atende idosos desde 2003 e implantou em 2005 o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz com a finalidade de acolher pessoas idosas que vivem em vulnerabilidade social em Cascavel. Para atendê-las, desenvolveu um Programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoa Idosa, que visa resgatar a cidadania, a melhoria da qualidade de vida, geração de renda e a inserção social. Atende atualmente 100 idosos de ambos os sexos, acima de 60 anos, de segunda a sexta-feira em período integral. A proposta pedagógica tem uma carga horária de 1.440h/a, constituída por projetos multidisciplinares, com eixos temáticos de formação e cidadania, saúde, cultura, educação, inclusão digital, Psicoterapia, Artes, Música, Jogos de mesa, caminhada orientada, musculação, espiritualidade, sexualidade, esportes adaptados para 3ª idade e lazer. Durante o período de 2002 a 2018 a Fundação acolheu e proporcionou o fortalecimento de vínculos sociais de cerca de 1300 idosos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo