FAG Toledo: Professor de Publicidade desafia alunos em jogos de estratégia e raciocínio
Atividades integram as ações de metodologia ativa desenvolvidas com os estudantes da graduação
Os alunos do 3º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo participaram de duas atividades especiais durante a disciplina de "Redação Publicitária" ministrada pelo professor Sergio Kulak. Inicialmente eles criaram um game a partir de uma única regra: jogar bola com as mãos e sem replicar regras ou processos de outras modalidades. "Na prática, os alunos precisam entender a noção de paradigma e buscar a sua quebra no processo criativo", relata o professor, ressaltando que o resultado da atividade foi bastante positivo. "Inicialmente os acadêmicos replicaram ações e jogadas de esportes manuais, como vôlei e basquete e a partir das tentativas, eles desenvolveram método próprio, com originalidade e restrições bastante particulares. Depois fizemos uma comparação da atividade com a produção publicitária, entendendo a necessidade da quebra de paradigmas, estereótipos, clichês e compreendo os processos de imersão e desenvolvimento de ideias originais", explica.
Na segunda etapa do trabalho os alunos foram mobilizados a questionarem os problemas propostos nos diferentes exercícios de disciplinas da graduação. "Normalmente eles recebem os desafios da criação publicitária e não racionalizam as informações, saindo ansiosamente para a criação. Assim, foi preciso estimular um processo no qual eles não sairiam do lugar sem a capacidade de fazer as perguntas certas", afirma.
Para chegar nesse resultado foi utilizada a brincadeira "quem sou eu?", na qual foram atribuídas diferentes personalidades reais e fictícias para os alunos. Cada um recebia um adesivo com o nome de uma personalidade na testa e a partir daí precisava adivinhar quem era apenas fazendo perguntas e recebendo respostas como sim e não. "O interessante é que se não fizerem as perguntas certas, eles nunca chegarão em um resultado efetivo, assim como na atividade publicitária. O nosso objetivo aqui é pensar o desafio a partir de uma abordagem 360° e fomentar o processo de questionamento no momento da criação", finaliza Kulak.
Para o professor as atividades articularam com os potenciais dos alunos, fazendo com que eles fossem encorajados a sair de sua zona de conforto e levar isso para o momento da elaboração de ideias, gerando materiais mais ousados e criativos para o público-alvo.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo