Arquitetura: Smart City Expo Curitiba proporciona um mergulho em discussões urbanas
Representantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG estiveram imergidos nesse universo. Além disso, a Instituição também foi uma das apoiadoras do evento
O Smart City Expo Curitiba 2019 é a 2ª edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O Congresso é uma grande imersão para empresas, pesquisadores e representantes mundiais que buscam conhecer e discutir sobre os conceitos de cidades inteligentes. É o ambiente propício para aquisição de um amplo benchmark sobre as soluções mundiais que estão contribuindo para o desenvolvimento da nossa sociedade. Além do congresso, a exposição dá aos participantes a oportunidade de ver projetos e tecnologias, além de conectar todos os pontos do ecossistema de uma cidade inteligente, pois é onde os principais representantes urbanos se reúnem para lidar com desafios e inspirar soluções. Possibilitando aos integrantes a criação de redes, vendas, apresentação de projetos e grandes oportunidades de negócio. Representantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAG estiveram imergidos nesse universo. Além disso, a Instituição também foi uma das apoiadoras do evento
Estiveram no evento os professores do curso, Andressa C. Ruschel e Cezar Rabel. Também os acadêmicos, que puderam ver a empregabilidade e aplicabilidade dos assuntos em sala de aula: Jenifer Buss do Santos, Malu Polidorio Steinhofel, Maria Eduarda Brandalero, Micheli Mayer, Taynara Taiana Szlachta, Vitor de Angelis, Rodrigo Jose de Campos, além da egressa, Mariana Gurgacz, que teve a oportunidade de aprofundar os estudos sobre Smart City, visto que a elaboração do seu Trabalho de Conclusão de Curso foi fundamentada nesses conceitos e aplicado em Manaus-AM.
O evento aconteceu na Expo Barigui em Curitiba e abordou os temas: tecnologias para cidades inteligentes; cidades criativas, sustentáveis e humanas; governança em sociedades digitais; cidades inovadoras e inclusivas. "Foi uma imersão urbana com foco nas pessoas. Foi destacada a importância de promover cidades mais humanas e sustentáveis, com auxílio da tecnologia: cidades inteligentes para pessoas inteligentes! Pudemos aprimorar conhecimentos das áreas de estudos, ver soluções urbanas aplicadas, como o Bairro Planejado Inteligente - Cidades dos Lagos em Guarapuava-PR. Foi muito importante também a fala da Adriana Melo Alves, Secretária Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, a qual esclareceu e explicou os objetivos e planos da nova implantação do Ministério do Desenvolvimento Regional", relata a professora Andressa.
A acadêmica Micheli conta que "como empresária voltei com uma cabeça totalmente diferente do evento de modo a se pensar dentro da empresa". "Foi realmente muito bom, agregou muito valor, e fiquei muito feliz por ter liberdade de fazer perguntas ao final das palestras!", opina a acadêmica Jenifer, dando destaque à fala de Ana Carla Fonseca, diretora da "Garimpo Soluções", e de Caio Esteves, fundador da "Places for Us", com foco no Placemaking e nos espaços públicos.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo