Pedagogia: Educação para cegos é tema de palestra na FAG Toledo
Alunos conheceram sobre as barreiras que os deficientes visuais enfrentam para estudar e trabalhar
A disciplina de Educação Inclusiva tem proporcionado grandes momentos de aprendizado aos acadêmicos do 7º período de Pedagogia da FAG Toledo. A proposta da professora Malu Moura é de realizar o projeto "A voz do sujeito especial" durante o semestre, com palestras com a presença de convidados divididas em quatro etapas. A primeira já aconteceu e contou com a presença de integrantes da Associação dos Deficientes Visuais de Toledo. O presidente Márcio França e o vice-presidente Lucildo Teodoro socializaram com os acadêmicos sobre suas experiências de vida, dificuldades e como é a rotina de um cego na sociedade. "Eles apontaram as maiores dificuldades encontradas no dia a dia e também explanaram sobre como deve ser feito, do ponto de vista da educação, o acompanhamento de um cego", relata Malu.
Na avaliação da docente, foi um momento de interação e de muito aprendizado. "Os dois possuem experiências de vida e profissional muito interessantes e isto agregou bastante. Na parte da educação foi possível ter o ponto de vista do Lucildo que é acadêmico de Ciências Sociais da Unioeste e ali foi inclusa uma fala sobre os principais recursos utilizados na educação de cegos, inclusive com ferramentas no campo tecnológico. Foi um momento de muito aprendizado e de importante interação entre eles e nossos acadêmicos", comenta.
Na próxima etapa do projeto "A voz do sujeito especial" os acadêmicos do curso vão participar de uma palestra com um profissional que falará da educação de estudantes com Síndrome de Down. A palestra deverá acontecer este mês.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo