Brumadinho: a tragédia contada pelo acadêmico de Veterinária, Arthur Gava
O encontro reuniu acadêmicos de outros cursos, amigos e familiares que ouviram, emocionados, os relatos vividos pelo jovem no rompimento da barragem
O acadêmico do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FAG, Arthur Gava dos Santos, reuniu, no Auditório do Bloco I, outros estudantes da instituição, amigos e familiares para compartilhar suas experiências vividas quase dois meses com a equipe de resgate de animais vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho - MG.
Essa não foi a primeira vez, em 2015, no rompimento da barragem de Mariana, Arthur também estava presente. "Eu decidi servir a Deus através da Medicina Veterinária, e quando aconteceu a tragédia em Mariana, não pensei duas vezes em ir. Estava ainda no começo do curso. Tive o maior apoio do meu coordenador e da Direção do Centro FAG", conta.
Durante a palestra o acadêmico apresentou ao público presente a Gisele, cadelinha que segundo ele foi adotado por ela. "Ela me adotou primeiro. Logo que a encontrei, levei para o CTA (Centro de Triagem e Atendimento), fizemos todos os exames e depois fomos encontrar uma família para ela, mas não teve jeito e a trouxe comigo pra Cascavel", descreve.
Os pais do Arthur, Marciano e Roseli Gava contam que não foi fácil ficar longe do filho, mas que tinha total apoio deles. "Pra gente foi muito difícil, muita preocupação. O Arthur nunca tinha ficado fora de casa por tanto tempo. Enquanto ele estava lá, corria o risco de ter rompimento de outras barragens e a gente ficava angustiados. E muita saudade, mas sempre apoiando ele. Ele se prontificou a isso e teve todo o nosso apoio. Ele ama o que faz e foi lá pra salvar as vidas dos bichinhos. Nos trouxe a Gisele que faz parte da nossa família agora", relata a mãe. A irmã, Camila Gava, também acompanhou a fala do irmão. "Ele realmente é um exemplo e ama o que faz. Foi muito importante para o crescimento dele. Voltou mais maduro", aponta.
"Que seja um exemplo de vida, pois nunca sabemos o que nos reserva o dia de amanhã. Que todos tiram um pouco da história do Arthur. Isso foi um aprendizado. Tenho certeza que todos que estavam presentes nunca vão esquecer o que ouviram e viram", declara o coordenador do curso, Adriano Ramos. "Foi uma palestra que nos tocou muito. Ele é um exemplo pra gente. Temos que pensar sempre em fazer o bem, por amor e não por interesse financeiro", complementa a acadêmica de Medicina Veterinária, Daiane Cristina Gonçalves.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo