Egresso de Ciências Biológicas realiza estudo sobre obesidade em Mestrado
Renan Fernando Bruschi estuda no Programa de Biociências e Saúde na Unioeste
O egresso do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário FAG, Renan Fernando Bruschi, está realizando um importante estudo sobre obesidade no Mestrado do programa de Biociências e Saúde no Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabolismo da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). "Logo após ter concluído o curso realizei a prova para entrar no Mestrado e consegui mais essa conquista. Entretanto, para chegar onde estou, tive que passar por um longo caminho que se iniciou na graduação", declara.
Renan comenta que durante a graduação teve o maior apoio dos professores e que se identificou com as disciplinas da área da saúde. "Felizmente, contei com ótimos professores que me guiaram nesse caminho, a professora Jessica Senem que ministrou a disciplina de Fisiologia Humana, e durante suas aulas descobri que ela era Mestre em Biociências e Saúde, e a partir daí tive interesse de conhecer um pouco mais a fundo esse programa. Também tive outros professores que me marcaram muito, Carlos Alessio, Thomas Kehrwald Fruet, Lais Weber e também meu Orientador do TCC, Juliano Karvat. O meu primeiro contato com a pesquisa foi com o trabalho de conclusão de curso, por meio deste, avaliamos se os alunos de uma instituição do ensino superior separavam corretamente os resíduos nas coletas seletivas", relata.
A pesquisa realizada por Renan no Mestrado é sobre o herbicida Glifosato e tem como orientadora a Dra. Ana Tereza Guimarães. "Em nosso estudo, camundongos foram expostos e induzidos à obesidade. Devido à introdução de máquinas diminuiu os gastos calóricos, na verdade a obesidade é um problema global, que a cada ano os números vêm aumentando, por isso é de grande importância essa pesquisa, pois não sabemos os danos que podem ocorrer na população obesa expostas ao herbicida", explica. Ele expõe os estágios pelos quais o estudo já passou. "Já realizamos a eutanásia dos animais e para meu projeto foi coletado o músculo sóleo, fígado e hipotálamo, com esses materiais vamos verificar as atividades das enzimas que fazem parte do sistema antioxidante, catalase, glutationas peroxidase, redutase e transferase, superóxido dismutase, além disso, vamos verificar a atividade da enzima colinesterase que é responsável pela quebra da acetilcolina. Nossa hipótese de trabalho é que nos camundongos obesos expostos ao herbicida ocorra comprometimento na atividade dessas enzimas, ocasionando estresse oxidativo nas células e tecidos, e também acometimento na enzima colinesterase ocasionando danos neurotóxicos", detalha.
Renan finaliza agradecendo pelos momentos passados na graduação. "Eu só tenho de agradecer a Instituição e esses queridos professores, sou grato cada um deles, se hoje estou nesse programa foi porque eles me mostraram o caminho, e lógico, porque me dediquei muito", reconhece.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Toledo