Toledo - 17 de Abril de 2019 - 21:07
Alunos de Publicidade simulam audiodescrição durante aula na FAG Toledo
Acadêmicos conheceram sobre a importância da disponibilização de ferramentas inclusivas nas mídias

Os acadêmicos do 7º período do curso de Publicidade e Propaganda da FAG Toledo realizaram uma atividade especial durante a aula da professora Malu Moura que ministra a disciplina de "Linguagens Inclusivas" para a turma. Os estudantes fizeram uma atividade de audiodescrição, tentando entender o universo dos cegos e suas necessidades e direitos na acessibilidade, comunicação e cultura. "Ainda sentimos falta de iniciativas práticas para que o lazer através da cultura faça parte do cotidiano das pessoas com necessidades especiais sensoriais, como surdos e cegos. Pensando que os acadêmicos vão atuar em mídias e publicidade, todo o conteúdo da disciplina é voltado à orientação aos acadêmicos de como desenvolver estratégias na comunicação para alcançar esse publico especial. Tanto a necessidade da janelinha de interpretação da Língua Brasileira de Sinais nos programas televisivos, como o recurso de legenda oculta que é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão", explica a docente.

Segundo pesquisas recentes existem aproximadamente 360 milhões de surdo no mundo e destes, 10 milhões estão no Brasil. E cegos no mundo são 45 milhões, enquanto 269 milhões de pessoas tem visão reduzida. "Essas pessoas, assim como qualquer outra, convivem normalmente com suas especificidades e como tais são consumidores de produtos, serviços e dos meios de comunicação. Por isto é preciso pensar de forma estratégia a inclusão nestes casos", alerta Malu.

Avenida das Torres, 500 | Bairro FAG | Cascavel | Paraná | Phone +55 (45) 3321-3900 | CEP 85806-095