X
USUÁRIO

SENHA

AGUARDE


Primeiro Acesso ao Sagres?
Clique aqui.


Cascavel - 17 de Abril de 2019 - 21:15
Docente de Agronomia apresenta estudo no Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto
O estudo foi realizado por Jonathan, pela professora, Joseane Bortolini, e pelos acadêmico, Gabriel Gazoni da Penha

O professor de Agronomia do Centro Universitário FAG, Jonathan Richetti, esteve XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que aconteceu em Santos-SP, entre os dias 14 e 17 de abril. O docente apresentou o trabalho intitulado "Estimativa de Área Plantada da Cultura De Feijão 2ª Safra Utilizando Imagens de Satélite em Cascavel -PR".

O estudo foi realizado por Jonathan, pela professora, Joseane Bortolini, e pelos acadêmico, Gabriel Gazoni da Penha. "O preço de comercialização do feijão sofre muitas oscilações conforme as expectativas de aumento ou diminuição de área plantada, sinais de perda por intempéries climáticas e muitos outros fatores, gerando insegurança para aos agentes participantes do setor. Este cenário abre espaço para uma série de especulações de mercado, o que pode inflacionar ou deflacionar vertiginosamente os preços da leguminosa. Isto ocorre pois atualmente os levantamentos de safra são baseados em dados coletados de maneira pouco eficiente, disponibilizando informações imprecisas que diferem do que realmente ocorre no mercado. Portanto, objetivo do trabalho foi a determinação de área cultivada com feijão segunda safra em Cascavel ? PR no ano de 2018. Para isso utilizou-se imagem do sensor Landsat-8 tile 223/77 (órbita/ponto) de 17 de maio de 2018 e o algoritmo Gaussian Mixture Model que resultou em uma área de 1.593 ha e exatidão global de 93,3% e índice kappa de 0,8667", detalha o resumo do estudo.

O XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto teve como objetivo congregar a comunidade técnico-científica e o usuário empresarial das áreas de Sensoriamento Remoto, Geotecnologias e de suas aplicações para a apresentação de trabalhos e debates sobre as pesquisas, desenvolvimento tecnológico, ensino e a política científica realizados no país e no mundo nos últimos dois anos.




 
 



ESPALHE ESSA NOTÍCIA




Avenida das Torres, 500 | Bairro FAG | Cascavel | Paraná | Phone +55 (45) 3321-3900 | CEP 85806-095
Copyright FAG | Desenvolvido por House FAG