Nossa Escola: Projeto do curso de Jornalismo promove a educação

Nova temporada do programa da TVFAG dá voz às escolas de Cascavel

26/04/2019

Inovação, interação, conhecimento, compartilhamento, visão, crescimento profissional, aprendizagem... Essas são palavras que fazem parte da rotina dos acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG. Sempre com o intuito de proporcionar novas experiências aos estudantes e a integração com a comunidade, o programa "Nossa Escola" volta à ativa, dando voz aos alunos dos colégios públicos e particulares de Cascavel.

O projeto é de longa data, jornalistas como Jéssica Moreira, Tátila Pereira e Marcele Antônio já fizeram parte da produção do produto, que na época foi vencedor do Prêmio Sangue Novo de Jornalismo, promovido pelo SindiJor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná), sendo o melhor telejornal universitário do estado. A TVFAG exibia o material.

O programa voltou em 2018 com a direção da professora, Jéssica Moreira, e segue em 2019 sob a supervisão da professora do curso de jornalismo, Tatiana Bilhar, com apoio do Professor Luiz Sonda, diretor da TVFAG, e do professor Ralph Willians de Camargo, coordenador do curso. O "Nossa Escola" renasce com um formato diferenciado e com ampla participação dos estudantes e professores das escolas da cidade.

Os acadêmicos do curso de Jornalismo são responsáveis pela apresentação, roteiro e produção junto aos estudantes dos colégios, já a equipe da TVFAG faz a parte de filmagem, edição, pós-produção, finalização e veiculação.

Chegando nos colégios, os alunos e professores da FAG ministram uma oficina sobre Jornalismo e seus conceitos básicos, depois os estudantes da escola e o pessoal do Centro Universitário vão para a prática: a produção do programa todo. O "Nossa Escola" possui quadros fixos: um para explorar os talentos das escolas, outro para entrevistas e um sobre projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.

"O 'Nossa Escola' é um projeto desafiador e prazeroso. Desafiador porque é um projeto que precisa de muita dedicação dos envolvidos e prazeroso, pois mostra as boas ações das escolas e ver que ela está cumprindo seu papel com a sociedade nos enche de esperança de termos um futuro melhor para todos", diz Ralph Willians.

O diretor da TVFAG, professor Sonda, falou que "é importante esse contato nos dias de hoje. Quanto mais os jovens e adolescentes tiverem contato com o jornalismo e entenderem que o jornalismo é feito com ética, preocupação e com profissionalismo, eles terão a compreensão e vão conseguir identificar as notícias que são relevantes".

São vários acadêmicos envolvidos, um deles é Kellee Imperator, que está muito feliz com o projeto. "Conceitos que parecem tão complicados em sala se tornam tão simples na prática. Não que seja fácil, mas simples de fazer sentido vendo o todo do trabalho. Só na prática é possível perceber a importância da teoria e de cada função no jornalismo".

"Nesse período todo que eu faço jornalismo, sem sombra de dúvidas esse foi o melhor trabalho que já fiz", falou André Vargas, integrante do projeto, que é responsável pelo quadro de talentos. O apresentador fixo do programa é o repórter da TVFAG Silvio Matos. "É muito enriquecedor participar do 'Nossa Escola', poder mostrar o que os demais veículos de comunicação não mostram e dar a oportunidade dos alunos da escola aparecerem é maravilhoso. Para mim está sendo uma baita experiência profissional", conta.

A professora Tatiana ressalta a relevância do projeto. "A expectativa é que com esse programa a gente consiga proporcionar aos nossos acadêmicos um pouco mais de contato com a prática e ministrar oficinas sobre telejornalismo. Para os alunos das escolas, além de conhecer a nossa Instituição, o nosso curso, estamos aproximando-os dos gêneros da esfera jornalística que fazem parte do currículo dos colégios. São benefícios mútuos, tanto para nós, como para as escolas".

A primeira escola visitada pelos acadêmicos em 2019, foi o Colégio Estadual Professor Victorio Emanuel Abrozino, que completa 20 anos de atividades. "Foi uma experiência muito boa pelos seguintes motivos: integração da universidade  com a escola,  a possibilidade do contato dos nossos alunos como os acadêmicos e com  a área de jornalismo e a oportunidade de levar as informações, histórias e ações para fora dos muros da escola. Nunca passamos por algo assim e foi uma experiência incrível, muito produtiva. Avaliação positiva de todos os envolvidos", diz a diretora auxiliar do colégio, professora Marli de Lima Chini.

O Centro FAG visitou o Colégio Victorio no dia 23 de abril. O programa será veiculado uma vez por mês. A próxima escola que será visitada é o Colégio Estadual Santa Cruz, no dia 21 de maio.

Texto: Silvio Matos, acadêmico de Jornalismo

NAP: Curso de Oratória para Trabalhos Acadêmicos começa no próximo sábado (19)

2019 Cascavel
ECCI: Inscrições para o pacote full foram prorrogadas até sexta (18); submissão de trabalhos está encerrada