Centro Universitário FAG

Nossa Escola: Projeto do curso de Jornalismo promove a educação

Nova temporada do programa da TVFAG dá voz às escolas de Cascavel

26/04/2019


Inovação, interação, conhecimento, compartilhamento, visão, crescimento profissional, aprendizagem... Essas são palavras que fazem parte da rotina dos acadêmicos do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG. Sempre com o intuito de proporcionar novas experiências aos estudantes e a integração com a comunidade, o programa "Nossa Escola" volta à ativa, dando voz aos alunos dos colégios públicos e particulares de Cascavel.

O projeto é de longa data, jornalistas como Jéssica Moreira, Tátila Pereira e Marcele Antônio já fizeram parte da produção do produto, que na época foi vencedor do Prêmio Sangue Novo de Jornalismo, promovido pelo SindiJor (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná), sendo o melhor telejornal universitário do estado. A TVFAG exibia o material.

O programa voltou em 2018 com a direção da professora, Jéssica Moreira, e segue em 2019 sob a supervisão da professora do curso de jornalismo, Tatiana Bilhar, com apoio do Professor Luiz Sonda, diretor da TVFAG, e do professor Ralph Willians de Camargo, coordenador do curso. O "Nossa Escola" renasce com um formato diferenciado e com ampla participação dos estudantes e professores das escolas da cidade.

Os acadêmicos do curso de Jornalismo são responsáveis pela apresentação, roteiro e produção junto aos estudantes dos colégios, já a equipe da TVFAG faz a parte de filmagem, edição, pós-produção, finalização e veiculação.

Chegando nos colégios, os alunos e professores da FAG ministram uma oficina sobre Jornalismo e seus conceitos básicos, depois os estudantes da escola e o pessoal do Centro Universitário vão para a prática: a produção do programa todo. O "Nossa Escola" possui quadros fixos: um para explorar os talentos das escolas, outro para entrevistas e um sobre projetos desenvolvidos pela comunidade escolar.

"O 'Nossa Escola' é um projeto desafiador e prazeroso. Desafiador porque é um projeto que precisa de muita dedicação dos envolvidos e prazeroso, pois mostra as boas ações das escolas e ver que ela está cumprindo seu papel com a sociedade nos enche de esperança de termos um futuro melhor para todos", diz Ralph Willians.

O diretor da TVFAG, professor Sonda, falou que "é importante esse contato nos dias de hoje. Quanto mais os jovens e adolescentes tiverem contato com o jornalismo e entenderem que o jornalismo é feito com ética, preocupação e com profissionalismo, eles terão a compreensão e vão conseguir identificar as notícias que são relevantes".

São vários acadêmicos envolvidos, um deles é Kellee Imperator, que está muito feliz com o projeto. "Conceitos que parecem tão complicados em sala se tornam tão simples na prática. Não que seja fácil, mas simples de fazer sentido vendo o todo do trabalho. Só na prática é possível perceber a importância da teoria e de cada função no jornalismo".

"Nesse período todo que eu faço jornalismo, sem sombra de dúvidas esse foi o melhor trabalho que já fiz", falou André Vargas, integrante do projeto, que é responsável pelo quadro de talentos. O apresentador fixo do programa é o repórter da TVFAG Silvio Matos. "É muito enriquecedor participar do 'Nossa Escola', poder mostrar o que os demais veículos de comunicação não mostram e dar a oportunidade dos alunos da escola aparecerem é maravilhoso. Para mim está sendo uma baita experiência profissional", conta.

A professora Tatiana ressalta a relevância do projeto. "A expectativa é que com esse programa a gente consiga proporcionar aos nossos acadêmicos um pouco mais de contato com a prática e ministrar oficinas sobre telejornalismo. Para os alunos das escolas, além de conhecer a nossa Instituição, o nosso curso, estamos aproximando-os dos gêneros da esfera jornalística que fazem parte do currículo dos colégios. São benefícios mútuos, tanto para nós, como para as escolas".

A primeira escola visitada pelos acadêmicos em 2019, foi o Colégio Estadual Professor Victorio Emanuel Abrozino, que completa 20 anos de atividades. "Foi uma experiência muito boa pelos seguintes motivos: integração da universidade  com a escola,  a possibilidade do contato dos nossos alunos como os acadêmicos e com  a área de jornalismo e a oportunidade de levar as informações, histórias e ações para fora dos muros da escola. Nunca passamos por algo assim e foi uma experiência incrível, muito produtiva. Avaliação positiva de todos os envolvidos", diz a diretora auxiliar do colégio, professora Marli de Lima Chini.

O Centro FAG visitou o Colégio Victorio no dia 23 de abril. O programa será veiculado uma vez por mês. A próxima escola que será visitada é o Colégio Estadual Santa Cruz, no dia 21 de maio.

Texto: Silvio Matos, acadêmico de Jornalismo

1563219728.jpg
Vestibular Agendado: Psicologia, uma profissão com múltiplas atuações
15
Julho
2019 Cascavel
1563218174.jpg
Minicurso de Perícia para Seguro Agrícola é ofertado pelo NAP
15
Julho
2019 Cascavel
1563216920.jpg
Biológicas: Projeto Agenda 21 na Comunidade leva conhecimentos de educação ambiental à população
15
Julho
2019 Cascavel
1563212534.JPG
Com analogia entre futebol e gestão de empresas, professor Everton Roman lança novo livro
15
Julho
2019 Cascavel
1563208092.jpeg
III COMUOPAR Internacional abordará os desafios da Medicina de Emergência no Brasil
15
Julho
2019 Cascavel
1562963580.JPG
Paciente das Clínicas FAG conquista quatro ouros nos PARAJAPS
12
Julho
2019 Cascavel
1562959387.jpg
Acadêmica de Medicina Veterinária aproveita férias para aprendizado sobre camarões na UFPR
12
Julho
2019 Cascavel
1562958089.jpg
Alunos da Pós em Design de Interiores realizam intervenções em atelier
12
Julho
2019 Cascavel
1562950373.jpg
Professoras e alunos de Arquitetura prestigiam lançamento de marca de mobiliário
12
Julho
2019 Cascavel
1562949805.jpg
Hortitec: Professora de Agronomia participa de maior evento de horticultura da América do Sul
12
Julho
2019 Cascavel
1562948864.JPG
Intestino como Maestro Metabólico: NAP traz Murilo Pereira para curso na FAG
12
Julho
2019 Cascavel
1454434995.jpg
Centro Universitário FAG funciona em horário diferenciado
08
Julho
2019 Cascavel