Alunos e professor de Agronomia desenvolvem estudos para aumentar produtividade do solo
Serão analisados 26 hectares do Campus para melhorar a infiltração de solo e as técnicas de plantio
Acadêmicos de Agronomia do Centro Universitário FAG estão desenvolvendo um projeto no grupo de Estudo de Manejo do Solo e Agricultura de Precisão (GEMAP) para melhorar as técnicas de plantio e infiltração do solo. Oito alunos realizam as atividades durante as aulas de Manejo e Conservação de Solo e da Água, com o professor responsável, Esmael Lopes dos Santos.
O projeto começou a ser realizado neste semestre e deve ser concluído em até dois anos. Serão mapeados 26 hectares de terra do campus usados para plantio de soja e milho. Já foram avaliados a resistência do solo e o diagnóstico rápido de estrutura do solo (método em que por uma análise rápida do solo é possível para quantificar e qualificar as estruturas do solo).
Os acadêmicos agora estão fazendo imagens de toda a área para fazer os mapas e também realizam a avaliação de infiltração do solo. Para a análise de infiltração o equipamento utilizado é um simulador de chuva, infiltrometer sprinkler, equipamento desenvolvido pela Universidade de Cornell - EUA. A capacidade de chuva é de 300 milímetros e o equipamento calcula qual é o índice de infiltração, com uma demora de apenas 45 minutos. "Serão 17 pontos dentro dos 26 ha analisados, para então apontarmos o índice médio de infiltração de toda a área e por fim aumentar a produtividade do solo e melhorar as técnicas", explica Nicolas Bastos, aluno do 5º período de Agronomia.
Após os testes concluídos, serão analisadas as soluções para implantar no projeto e ajudar produtores. "A ideia é identificar a erosão que o solo sofre, para poder calcular as consequências e, por fim, buscar alternativas. A preocupação é ambiental e econômica, queremos analisar e solucionar", aponta o professor.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo