Em um júri simulado, acadêmicos de Engenharia Civil desenvolvem laudos periciais
Atividade teve a ideia de mostrar a importância de um laudo bem estruturado
Acadêmicos do 10° período do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário FAG participaram de júri simulado na disciplina de Engenharia de Avaliações e Perícias. Os alunos foram além da função de engenheiros civis: foram peritos, advogados de defesa, advogados de acusação, jurados e testemunhas durante toda atividade.
A dinâmica exigia que cada grupo encontrasse uma situação de Engenharia Civil, problemas em edificações, determinassem uma causa para a situação e elaborassem um laudo pericial, na qualidade de peritos. Um dos grupos da sala foi sorteado para o caso ir a julgamento.
Na aula em questão, a situação envolvia uma obra antiga, que após a construção de uma obra vizinha, começou a apresentar fissuras e deslocamentos. Então, havia situações hipotéticas de reparação de danos. "Esse tipo de atividade é muito interessante para os acadêmicos verificarem a importância de um laudo pericial bem estruturado e fundamentado na hora da decisão de uma causa judicial", explica Ricardo Paganin, professor da disciplina.
Texto: Laleska Villasboas, acadêmica de Jornalismo
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo