Universo FAG completa 1 ano
Programa da TVFAG chega a 46ª edição neste sábado
O programa Universo FAG completa um ano nesta semana com a exibição da 46ª edição. O material é produzido pela equipe da TV FAG, formada por estagiários, que são acadêmicos do curso de jornalismo do Centro Universitário, pela jornalista Amábyle Sandri, sete profissionais técnicos, e é dirigido pelo jornalista Luiz Carlos Sonda. A exibição ocorre aos sábados, em dois horários na Catve, às 10h15 e às 17h45. O conteúdo do programa é, como o nome já diz, todo o universo da FAG.
A estagiária Antoniella Orlandi é repórter do programa e participou de praticamente todas as edições. Ela não consegue esconder a felicidade pelo momento. "Fazer parte da produção do Universo e acompanhá-lo durante seu primeiro ano, foi uma experiência muito legal! Quantas pessoas, histórias, encontros e aprendizados nós tivemos... A cada programa pensado, um desafio foi concluído, e ter essa sensação é realmente muito gratificante".
Silvio Matos comenta sobre as experiências que o Universo FAG traz para os estagiários. "Por meio do programa temos a possibilidade de mostrar o nosso trabalho, ter contato com as mais diversas áreas do conhecimento e aprimorar as técnicas televisivas que são aprendidas em sala de aula".
Um dos cinegrafistas das reportagens externas, é o Luiz Henrique Leal. Ele também é estudante de jornalismo e acredita que o programa é uma ponte entre ele e as oportunidades de aprendizado. "Aqui eu tenho acesso as diversas áreas do jornalismo... Eu posso fazer edição, reportagem e na captura de imagens. Trabalhando no programa e na TV eu consigo consumir um pouquinho de cada parte do jornalismo, e isso acrescenta, e muito, para minha carreira profissional".
A apresentadora do programa, a jornalista Amábyle Sandri, se formou a cerca de 10 anos no Centro FAG. Ela compartilha boas recordações sobre o um ano de Universo. "No ano passado, quando o Sonda me convidou para apresentar o Universo FAG, tínhamos um projeto. Uma teoria. Hoje, um ano depois, vejo que o resultado é surpreendente. Temos uma equipe unida, proativa, empenhada em fazer o melhor a cada programa. Sonda conduz com maestria todo o processo. Sinto muito orgulho em fazer parte do Universo FAG".
Luiz Marcondes é diretor de imagem do Universo FAG. Ele destaca as tecnologias do estúdio do programa. "Trabalhamos com as câmeras robóticas. Para mim foi uma grande novidade. Hoje temos um estúdio muito moderno, de última geração, que possibilita entregar o melhor resultado ao telespectador".
Quem faz a edição e finalização do Universo é o Jonathas Danrley. "No início, a ideia de editar um programa com duração de uma hora foi desafiadora para mim, a cada edição, surgiam novos desafios. Ainda acontecem alguns imprevistos, mas com a experiência que adquiri durante esse período, resolver esses problemas rotineiros se tornou mais fácil. Editar um programa que mostra todo o trabalho que a FAG desenvolve é bastante satisfatório e de muita responsabilidade".
O pró-reitor acadêmico do Centro FAG, professor Afonso Cavalheiro Neto, destaca a importância da produção para a sociedade. "Muito além de informar hoje, o programa Universo FAG presta um serviço na área da saúde, na área das ciências sociais, na área das engenharias, na área das ciências humanas, enfim... hoje ele ganhou um significado muito grande, até por que ele serve como um instrumento de formação e de orientação. O programa hoje é um dos melhores projetos que temos de relação da instituição com a comunidade".
Como nasceu o Universo FAG semanal veiculado na TV Aberta?
Como dito lá no início do texto, quem dirige o programa, é o jornalista, que também é professor do Centro Universitário, Luiz Sonda, que explica toda a história do programa: "Antigamente tínhamos um programa chamado Plural, que durante 10 anos foi produzido pela TVFAG e veiculado na Catve aos sábados. Mais chegou um momento que passou a época dele, queríamos criar outros formatos".
A partir disso entrou em cena o Universo FAG diário, com 10 minutos e transmitido ao vivo pela TVFAG e também no Facebook. "Depois de dois anos, reavaliamos e chegamos à conclusão que tinha muito conteúdo na FAG, atividades bacanas sendo desenvolvidas aqui, por acadêmicos, professores, enfim por todos da instituição. São muitos assuntos que deveriam ser tratados de forma mais aprofundada. Assim tivemos a ideia de retomar aquele projeto que era do Plural, de um programa semanal em TV aberta".
Com a ideia na cabeça o professor Sonda sugeriu para a direção da instituição de transformar o Universo FAG em um programa de uma hora na Catve. "A Catve é uma emissora educativa e nós somos um centro universitário, então o que se produz aqui dentro é pura educação, então a direção da própria TV tinha interesse dessa parceria. Juntamos as duas necessidades e então criamos o Universo FAG, que seria um espaço que todo conteúdo gerado dentro do campus pudesse ser divulgado".
Como o programa é desenvolvido pela TVFAG que conta com uma equipe de estagiários, Sonda fala das demais funções do Universo. "Além de ser um espaço para divulgar o conteúdo que é produzido aqui, o programa é também de caráter pedagógico, ele é uma ferramenta do curso de jornalismo. O Universo FAG é um espaço onde os alunos de jornalismo podem praticar, podem ter a experiência de produzir televisão". O professor Sonda finaliza: "O desafio é toda semana a gente conseguir preparar um programa bem feito e que de alguma forma possa contribuir com a comunidade em geral".
Texto: Silvio Matos, acadêmico de Jornalismo.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo