Acadêmicos de Letras trabalham obra de Carolina de Jesus em Sarau Literário
A atividade faz parte da disciplina Teoria Literária, conduzida pela professora Suzana Ceccato, com a turma do primeiro período
Acadêmicos do 1º período do curso de Letras do Centro Universitário trabalharam a obra "Quarto de Despejo" de Carolina de Jesus em um Sarau Literário. A atividade faz parte da disciplina Teoria Literária, conduzida pela professora Suzana Ceccato. A turma utilizou peças representando a obra retiradas de um diário escrito por Carolina, ainda na década de 50. Poesia, música, declamação fizeram parte do desenvolvimento do trabalho.
A obra foi lançada em 1960, traduzida em 16 línguas e publicada em 46 países. Com uma poesia seca, realista e devastadora, a autora tematiza sua vida de catadora de papel, na favela do Canindé, na zona Norte de São Paulo. "Trata-se de uma das obras de maior destaque na contemporaneidade, por reunir diversos assuntos dignos de discussão no cenário brasileiro atual, tais como a fome, a desigualdade social, empoderamento feminino, além de questões raciais. Exatamente por sua relevância, esta obra tem figurado como leitura obrigatória para o ingresso de muitas das principais universidades do país. Diante disso, o curso de Letras deve voltar o seu olhar para a sua leitura e análise", explica a professora.
A acadêmica, Vanessa Crispin da Silva, fala sobre a parte da obra em que ela e o seu grupo recitaram. "Todo o livro fala sobre a tristeza da autora, da miséria na favela... E a nossa parte foi sobre a fome. Conseguimos trazer para a realidade o que ela escreveu, e pra gente foi um grande aprendizado", descreve.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo