Idosos do Centro de Convivência recebem orientações sobre Hepatite Viral
A palestra teve o enfoque de informar sobre os sintomas, a transmissão e a prevenção da doença
O curso de Medicina do Centro Universitário Assis Gurgacz realizou uma palestra com os idosos do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, com o tema "Hepatite Viral". A atividade foi ministrada pela acadêmica, Thayrine Martinazo do 8º período.
A palestra teve o enfoque de informar sobre os sintomas, a transmissão e a prevenção da doença. O objetivo da iniciativa foi conscientizar que em grande parte dos casos as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. "A hepatite é uma doença que não apresenta sintomas, o melhor é que se faça exames preventivos. Testes rápidos podem ser feitos na rede pública", explica a acadêmica Trayrine Martinazo.
Foi ressaltado também que a doença já está em estágio mais avançado quando os sintomas aparecem. Dentre esses sintomas, os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas.
"A Fundação Assis Gurgacz agradece a coordenação do Curso de Medicina pela contribuição e dedicação dos seus acadêmicos com a terceira idade do Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, contribuindo na prevenção e orientação para que os idosos possam ter um envelhecimento ativo e saudável", relata a Coordenadora do Setor Social, Prof.Ms Salete Chrun.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo