Jane's Walk: cerca de 150 pessoas participam da Caminhada Urbanística
Foram quase 3,3Km do ponto inicial até o final, em 6 paradas estratégicas, com conversas sobre o histórico e curiosidades sobre cada local da cidade de Cascavel
Cascavel foi palco de um evento que é realizado em vários lugares do mundo, o "Jane?s Walk". A atividade trata-se de uma caminhada urbanística, em que um grupo de pessoas param em pontos estratégicos e conversam sobre o histórico e curiosidades daquele local.
A ação é realizada para lembrar da trajetória de Janes Jacobs, que foi mãe, jornalista, editora e é considerada por muitos especialistas do calibre de Jam Ghel, Saskia Sassen, Richard Sennet, David Harvey e pela revista de urbanismo Planetzen como a urbanista mais influente de todos os tempos.
O Jane's Walk aqui em Cascevel aconteceu no último sábado (18), e cerca de 150 participantes percorreram quase 3,3 Km. Foram seis paradas estratégicas com conversas sobre o histórico e curiosidades sobre cada local da cidade.
"Ser arquiteto e urbanista é ir além da prancheta. É sair da rotina, sair do fechado e do particular. É sentir o vento, as pessoas, a cidade. É misturar a vida pessoal com a profissional. Sensação de missão cumprida, mais uma vez, com a Caminhada Urbanística Jane's Walk Cascavel - PR", aponta a idealizadora do evento, a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Andressa Ruschel.
A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, Joice Caroline Costa de Oliveira, relata a experiência em participar da caminhada. "É bastante importante para as pessoas nesse meio urbanista ter a percepção da cidade. E é mais interessante ainda, pois moramos aqui em Cascavel e não percebemos o que acontece aqui. Lembrar a trajetória da Janes Jacobes é emocionante, mesmo ela não sendo arquiteta ela contribuiu muito para os interesses da área", comenta.
MAIS SOBRE JANE JACOBS
Jane Jacobs completaria 103 anos em maio deste ano. Ela foi mãe, jornalista, editora e é considerada por muitos especialistas do calibre de Jam Ghel, Saskia Sassen, Richard Sennet, David Harvey e pela revista de urbanismo Planetzen como a urbanista mais influente de todos os tempos. A Jane's Walk acontece para celebrar sua trajetória.
A autora, sem nenhuma formação em arquitetura ou urbanismo, conseguiu convencer seus vizinhos a resistirem à construção de uma via elevada que cortaria uma praça e destruiria o bairro onde morava com a família. Para ela, aquele tipo de urbanismo iria trazer mais carros e acabar com a qualidade de vida das pessoas. Numa época em que construir, ruas, avenidas e estradas para acomodar mais automóveis era sinônimo de modernidade, Jacobs foi na contramão do que se confirmou uma tendência, previu que o futuro das cidades estava em jogo. Todas as suas previsões se confirmaram desde então. Se Nova York é hoje a cidade mais "caminhável"dos EUA, muito se deve ao ativismo urbano de Jane Jacobs. Nos anos de 1960, ela literalmente salvou bairros inteiros da demolição, sua vida foi uma lição fundamental do exercício da cidadania para as gerações futuras.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo