Drone Racing Series: Centro FAG será palco da primeira corrida de drones profissional do Brasil

Semelhante às corridas aéreas, o objetivo é completar um percurso definido o mais rápido possível

24/05/2019


Um esporte, que começa a se espalhar pelo Brasil, ganhará os holofotes no Centro Universitário FAG. Antenada às novidades e pensando em proporcionar um evento cheio de adrenalina ao público de Cascavel e região, a Instituição sediará no dia 29 de junho a Drone Racing Series - corrida de drones. O evento será realizado no Complexo Esportivo do Campus e contará com uma série de atrações paralelas.

A parceria para realização do evento foi fechada entre o Centro FAG, o Grupo Catve de Comunicação e Icarus, empresa brasileira pioneira na utilização de tecnologia baseada em UAVS (Drones). O evento fará parte do calendário nacional de corridas, sendo a primeira do Brasil. Trinta pilotos de drones, de várias partes do país, estarão em Cascavel para a etapa classificatória. 

Semelhante às corridas aéreas, o objetivo é completar um percurso definido o mais rápido possível. Com drones de corrida personalizados que viajam a mais de 160 km/h, os pilotos competem através dos circuitos reais, que lembram o cenário de um videogame.

Os pilotos vão competir no sistema em que controlam drones equipados com câmeras que exibem ao vivo as imagens captadas durante o voo no cockpit do drone. Esta técnica é conhecida como visão em primeira pessoa, ou FPV (First Person View). Eles participarão de diversas baterias. "Em países como os Estados Unidos, as corridas de drones estão virando esporte e tem diversos campeonatos oficiais. Um dos torneios norte-americanos possui premiações de até 50 mil dólares", detalha o CEO da Icarus, Fernando Delicato.

A corrida de drones surgiu como brincadeira nos Estados Unidos. Os primeiros usuários foram os fazendeiros, que faziam as competições em meio às lavouras. "É considerado o segundo esporte que mais cresce no mundo", reforça Fernando. Para deixar o percurso ainda mais emocionante, diversos obstáculos serão impostos: subida, curva em 90 graus, velocidade.

Para que o esporte se fortaleça, os eventos têm um importante papel. ?Os eventos são desenvolvidos para incentivar novos pilotos, treinar os que já são, proporcionar lazer e também ajudar na divulgação do esporte?, complementa Fernando. "O evento não tem apenas caráter de entretenimento, ele marca o início de uma nova era no Centro FAG, com inserção imediata de ferramentas tecnológicas que ajudam a construir o futuro nas mais diversas áreas. Drones hoje têm infinitas aplicações, e o Centro FAG vai passar a oferecer para graduação e pós-graduação treinamentos e capacitações para todas elas - Agronomia, Arquitetura, Engenharias, Audiovisual, Mapeamento, Ciência Aeroespacial, etc", explica Mark Reginatto, Diretor de Criação da House FAG.

No evento, haverá um Espaço Kids com brincadeiras utilizando drones, palestras e oficinas de montagem de drones, jogos eletrônicos de última geração e simuladores de corrida de drones, cosplay, praça de alimentação e muito mais.





WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
1764971494.jpg
Atlética de Medicina do Centro FAG conquista tricampeonato no JOIA Oeste em Foz do Iguaçu
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764967436.jpeg
Programa da Terceira Idade encerra ano letivo com programação especial
05
Dezembro
2025 Cascavel
1764895341.jpg
Período de rematrículas começa em 10 de dezembro
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764878054.jpeg
Acadêmicos de Educação Física seguem para a etapa prática do Verão Maior Paraná
04
Dezembro
2025 Cascavel
1764803753.jpeg
FAG Toledo participa do 1º Encontro de Educação, Ciência e Inovação no Lago Municipal
03
Dezembro
2025 Toledo