Mecânica e Fisioterapia: crianças com dificuldades motoras recebem andadores com rodinhas
O projeto teve início no começo do semestre e foi desenvolvido pelos acadêmicos do 5º período de Engenharia Mecânica, com apoio do curso de Fisioterapia e coordenação da professora, Rosemar Del Ponte
O curso de Engenharia Mecânica, em parceria com o curso de Fisioterapia, criou um projeto, no começo do semestre, para beneficiar crianças com dificuldades motoras: andores com rodinhas. A ação faz parte da disciplina de Metrologia, ministrada pela professora, Rosemar Dal Ponte, ao 5º período de Mecânica. "Tornamos realidade uma ideia interdisciplinar para beneficiar crianças da APAE e que são atendidas aqui nas Clínicas. No semestre passado criamos patinetes que forma doados para o Recanto das Crianças", comenta.
Após três meses de trabalho, de pesquisas, e encontros com as crianças, chegou o dia da entrega. O evento foi realizado nas Clínicas FAG e reuniu coordenação, colegiado dos dois cursos, acadêmicos e as famílias com as crianças que receberam os andadores.
Além das rodinhas, os andores possuem uma cinta que mantém a criança em uma posição segura. A pequena Luiza Ferreira é paciente nas Clínicas FAG há 12 anos, ela conta que gostou muito em fazer parte do projeto. "Foi muito legal. Esse andador vai em ajudar muito e eu tive a oportunidade de escolher até a cor?, comemora com seu andador de cor vermelho. ?Ficamos muito felizes em saber da preocupação deles com minha filha. Tudo que vem pra somar é muito bom. A evolução dela tem sido muito grande nesse período", relata a mãe da Luiza, Suzana Martins.
"Muito interessante fazer parte de um projeto social. Digamos que foi um desafio também. Muito bacana poder ouvir de um garoto, que graças ao andador de rodinhas, ele conseguiu pela primeira vez, tomar água sozinho, então é uma satisfação muito grande pra gente", declara o acadêmico de Mecânica, Renato Grando. "Esses andadores servem pra corridas, jogar bola, entre outras recreações. A inciativa do curso de Mecânica foi perfeita, era o que faltava. Tem muitos pacientes que gostam de se envolver com esportes e o andador permite. Eles podem ser independentes a partir de agora", conclui a acadêmica de Fisioterapia, Marsueli Fenner.
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo