TCCs de Agronomia do Centro Universitário FAG são avaliados na AREAC
Três TCCs dos acadêmicos da turma foram apresentados, iniciativa já tradicional realizada em parceria pela AREAC, FEAPr e Centro Universitário FAG.
Alunos do curso de Agronomia do Centro Universitário FAG, aproveitaram a noite do Dia dos Namorados (12) para se atualizar e acompanhar a apresentação de três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) dos acadêmicos da turma, iniciativa já tradicional realizada em parceria pela AREAC (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), FEAPr (Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná) e Centro Universitário FAG.
O presidente da AREAC, engenheiro agrônomo César Veronese, deu as boas-vindas aos acadêmicos e aos alunos responsáveis pelas apresentações. A cada um dos autores dos trabalhos foi concedido um certificado de honra ao mérito pelo destaque na apresentação do trabalho e um livro dos 50 Anos.
Pela ordem, o primeiro a apresentar o TCC foi o acadêmico Fausto Limberger, com o tema "A luz influencia a absorção de nitrogênio aplicado via foliar na cultura do milho?", com a orientação Erivan de Oliveira Marreiros. A segunda apresentação foi a do acadêmico Ricardo Carlos Gobbi, com orientação de Evandro Luiz Nogarolli Casimiro, com "Os efeitos de níveis de desfolha em diferentes estágios fenológicos na cultura da soja". E, por fim, a aluna Taciana Rita Kurek, apresentou como TCC "O Uso do ácido indolbutírico para enraizamento das estacas de diferentes espécies de maracujá", com a orientação de Ellen Toews Doll Hojo e coorientação de Jonathan Richetti.
Para dar a nota, o grupo de jurados, formado por engenheiros agrônomos associados da Areac, avaliou alguns tópicos como aplicabilidade prática do trabalho, viabilidade econômica, impacto ambiental (se há ou é mínimo), apresentação do Power Point e a didática da apresentação. Ao analisar todos esses critérios, o trabalho escolhido foi o da acadêmica Taciana Rita Kurek. Além do certificado e do livro, ela recebeu ainda uma anuidade grátis e um troféu de primeiro lugar.
Taciana Kurek explica a escolha do tema deu-se em virtude da expansão da atividade frutícola e diante da necessidade de estimular a prática ao pequeno agricultor. "Até por que em áreas menores, não há como explorar grandes culturas e a fruticultura surge como opção rentável em áreas menores", comenta a acadêmica. A intenção com o trabalho - segundo ela, foi estabelecer a uniformidade da cultura do maracujá, oferecendo um fruto de qualidade ao mercado consumidor. "Escolhi o maracujá também por ele ser uma fruta adaptável em todas as regiões brasileiras e pela diversidade das espécies existentes".
PROVA NA AREAC
Logo depois de acompanhar a apresentação e entrega de premiação dos TCCs, os 42 alunos presentes do curso de Agronomia do Centro Universitário FAG, participaram de uma prova referente à disciplina de Ética e Legislação Profissional, acompanhados pelas professoras Ana Paula Mourão Simonetti e Ellen Toews Doll Hojo. As provas foram a aplicadas em dupla no novo salão de eventos da AREAC.
Assessoria AREAC
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo